Nota de Falecimento

Com pesar, comunicamos o falecimento do subprocurador-geral de Justiça Militar aposentado Marco Antonio Pinto Bittar, ocorrido hoje (27). O velório tem início às 8 horas, amanhã (28), na capela 9 do Cemitério Campo da esperança, em Brasília/DF.

O subprocurador-geral Marco Antonio Pinto Bittar ingressou em 1981, por concurso público, na carreira do Ministério Público Militar como procurador militar de segunda categoria, cargo inicial, hoje denominado promotor de Justiça Militar. Exerceu, inicialmente, suas atividades na Procuradoria de Justiça Militar da 2ª Circunscrição Judiciária Militar, em São Paulo. No ano seguinte, passou a trabalhar na 11ª Circunscrição Judiciária Militar, em Brasília. De 1984 a 1985, exerceu o cargo comissionado de chefe de gabinete do procurador-geral de Justiça Militar. Em 1987, foi promovido a procurador militar de primeira categoria. Em 1992, foi nomeado subprocurador-geral de Justiça Militar. Em 1993, foi nomeado corregedor-geral do Ministério Público Militar e eleito vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Militar. Foi eleito, além disso, em 1991 e, novamente, em 1993, presidente da Associação Nacional do Ministério Público Militar. Em 1994, foi nomeado procurador-geral de Justiça Militar e se aposentou em 1995.

Marco Antonio Bittar foi um dos 18 membros aposentados do MPM entrevistados pelo historiador Gunt Axt, na publicação “Histórias de Vida”, volume 1, lançada em 30 de março de 2016, disponível na página do Centro de Memória do MPM, no site do MPM.