MPM participa de Seminário sobre Ações de Apoio das Forças Armadas às Eleições 2022

O procurador de Justiça Militar Alexandre José de Barros Leal Saraiva participa do Seminário sobre Ações de Apoio das Forças Armadas às Eleições 2022, em Salvador/BA, até o dia 28 de abril. A atividade é organizada pelo Ministério da Defesa, em parceria com a Advocacia-Geral da União, Tribunal Superior Eleitoral, Superior Tribunal Militar e Ministério Público Militar.

Como declarou o subchefe de Operações do Ministério da Defesa, general da Brigada Sério Rezende Queiroz, “O Seminário possui as seguintes finalidades: integrar os representantes das fontes singulares com as demais agências e órgãos envolvidos, debater o amparo legal e possibilidades de emprego das Forças Armadas em operações de apoio ao pleito eleitoral, intercambiar experiências e boas práticas e debater propostas de aperfeiçoamento”.

A atuação das Forças Armadas durante o processo eleitoral brasileiro é, tradicionalmente, auxiliar na logística, realizando o transporte de mesários e urnas para locais de difícil acesso, por exemplo. Além da participação em operações de Garantia da Votação e Apuração (GVA), que garantem a segurança durante o dia do pleito.

De acordo com o general, a escolha da capital baiana para sediar o evento não foi feita por acaso. Segundo o subchefe de Operações do Ministério da Defesa, mais de metade das 630 cidades que solicitaram garantia de proteção e apuração durante o pleito estão localizadas no Nordeste. “Nada mais importante do que vir e estar no Nordeste para trocar experiências com aqueles que vivem a problemática na execução”, justificou.