MPM na reunião da Força-Tarefa Marítima da UNIFIL

A promotora e secretária de Direitos Humanos e Direito Humanitário do MPM, Najla Nassif Palma, participou, na semana passada, da Reunião de Comando e Estado-Maior do 17º Contingente Brasileiro da Força-Tarefa Marítima (FTM) na Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), realizado no Ministério da Defesa, em Brasília.

Na oportunidade, a promotora proferiu a palestra Direito Internacional aplicável às missões de paz e desafios da investigação criminal em ambientes instáveis. Najla Palma já ministrou treinamento para outros contingentes que atuaram na UNIFIL, bem como para militares que estiveram na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH).

UNIFIL – As Forças Armadas brasileiras estão desde 2011 no comando da missão de paz da FTM da UNIFIL. A Marinha do Brasil mantém um navio e uma aeronave orgânica na costa libanesa com o objetivo de impedir a entrada de armas ilegais e contrabandos naquele país, além de contribuir para o treinamento da Marinha libanesa, de modo que a mesma possa conduzir suas atribuições de forma autônoma.

Além dos militares pertencentes ao Estado-Maior da FTM, que participam da Reunião em Brasília, o contingente brasileiro na UNIFIL é composto pela fragata Liberal, atuando como navio-capitânia (com cerca de 250 militares), três militares pertencentes ao Estado-Maior da UNIFIL e sete militares inseridos na Brigada Espanhola.

Resgate – No último dia 11, a fragata Liberal socorreu 31 refugiados de um barco à deriva na Costa do Líbano. Os resgatados estavam bastante debilitados, sem comida e água há três dias, informaram que eram sírios e que estavam tentando chegar ao Chipre.

A embarcação, sem combustível, foi localizada a cerca de 41 milhas náuticas da capital do Líbano, Beirute. A fragata “Liberal” deu a assistência necessária para amenizar o sofrimento das pessoas a bordo, com o fornecimento de água, comida, assistência médica e medicamentos.

Em setembro de 2015, a corveta brasileira Barroso, que estava a caminho para missão da FTM, também resgatou 220 imigrantes no Mar Mediterrâneo. (Com informações e fotos da Força Tarefa Marítima UNIFIL)