Homenagem ao ministro do STJ Mauro Luiz Campbell Marques

O procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Duarte, entregou, hoje (9), o Medalhão do Centenário do Ministério Público Militar e a Panóplia do Ministério Público Militar ao ministro do Superior Tribunal de Justiça Mauro Luiz Campbell Marques. A honraria é entregue a personalidades que tenham prestado meritórios serviços ao MPM, neste século de existência.


Em sua fala, Antônio Duarte relembrou o centenário do Ministério Público Militar, com destaque à atuação do MPM ao lado da Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a Segunda Guerra Mundial. Também reafirmou que o MPM é uma instituição que se mantém firme em seus propósitos, durante tantos anos, e consolida sua presença e sua importância perante as outras instituições democráticas brasileiras e, sobretudo, perante a sociedade.


O ministro Mauro Campbell destacou a relevância das Forças Armadas para manutenção e integridade da Amazônia, de onde ele é natural, e de como o MPM exerce papel primordial nesse cenário. Lembrou seu tempo como membro do Ministério Público, inclusive como Procurador-Geral de Justiça do Estado do Amazonas por 3 ocasiões, ao mesmo passo que exaltou a ideia de uma atuação resolutiva do Ministério Público em tempos atuais.


A propósito da atuação ministerial na contribuição para a integridade nacional, em apoio aos quadros das Forças Armadas, o Procurador-Geral de Justiça Militar explanou ao homenageado sobre o plano de expansão de Unidades do Ministério Público Militar, inclusive com a instalação de Unidades em capitais da região amazônica, como o que ocorreu em Boa Vista/RR, o que foi enaltecido pelo Ministro Campbell.

Acompanharam a cerimônia: o vice-procurador-geral de Justiça Militar; Clauro Roberto de Bortolli; o chefe de Gabinete para Assuntos Jurídicos, Cícero Robson Coimbra Neves; o chefe de Gabinete da Corregedoria-Geral e promotor de Justiça, Marcelo José de Guimarães e Moraes; o presidente da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Trajano Sousa de Melo; o diretor-geral do MPM, Alexander Jorge Pires; e o secretário de Relações Institucionais do MPM, Antônio Carlos Alves Coutinho.