ESMPU – curso na PGJM discute a atuação interagência das Forças Armadas com o MPU

Até amanhã (23), a Procuradoria-Geral de Justiça Militar sedia o curso “A atuação interagência das Forças Armadas com o MPU”. O evento organizado pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), com o apoio do Ministério Público Militar, reúne membros do MPM, MPT e MPF.

O curso foi aberto ontem (21) pelo procurador-geral de Justiça Militar, Jaime de Cassio Miranda, que saudou os presentes e louvou a iniciativa da ESMPU em discutir tema atual e relevante para a segurança pública nacional.

O objetivo do curso é proporcionar conhecimentos práticos necessários à atuação de cada ramo do MPU na atuação interagência com as Forças Armadas. O foco está nas situações (desafios, lições aprendidas e boas práticas) que ocorrem no planejamento e execução das missões de empego da FFAA e não estão disponíveis nos normativos, livros e meios de comunicação social. Essa troca de informações, avalia a organização da atividade, irá contribuir para a compreensão do atual quadro de segurança pública no país e para o fortalecimento da atuação interagência entre MPU e FFAA

Na atividade serão abordados temas como: o Ministério da Defesa e a atividade ministerial do MPU; Política Nacional de Defesa e Estratégia Nacional de Defesa; relacionamento e atuação interagência do MD com os Poderes Públicos, MPU e organismos e elementos da sociedade civil. O curso tratará ainda da missão, organização e planejamento da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. O orientador pedagógico do curso é o promotor de Justiça Militar Alexandre Reis de Carvalho.