Curso de formação de juízas federais da JMU na PGJM

A Procuradoria-Geral de Justiça Militar recebeu nesta tarde (27) as juízas federais substitutas da Justiça Militar da União, Denise de Melo Moreira e Patrícia Silva Gadelha, que tomaram posse no último dia 16. A atividade integra o Curso de Formação Inicial de Magistrados da JMU 2019 (CFIMA).

No MPM, as juízas federais aprofundaram os conhecimentos acerca da estrutura e das atribuições do Ministério Público Militar. Os aspectos gerais da Câmara de Coordenação e Revisão do MPM foram apresentados pelo coordenador da CCR, Clauro Roberto de Bortolli. Na sequência, o diretor do Centro de Apoio à Investigação (CPADSI), o promotor Luiz Felipe Carvalho Silva, e o chefe da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas, Waldo Stilbem, falaram sobre o serviço desenvolvido pelo CPADSI, destacando as ferramentas utilizadas no apoio à investigação. A Corregedoria do MPM também foi apresentada às juízas federais, em conversa com o corregedor-geral do MPM, Giovanni Rattacasso.

Coordenado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (ENAJUM), o curso de formação tem o objetivo desenvolver as competências profissionais gerais e específicas, integrando os conhecimentos jurídicos adquiridos na formação acadêmica, com as competências profissionais necessárias para o início do exercício da magistratura federal da JMU.

As atividades programadas buscam instruir as juízas federais em relação ao ofício dos magistrados e do papel no Poder Judiciário, principalmente da Justiça Militar, junto à sociedade. As juízas assumirão vagas abertas nas Auditorias – primeira instância da Justiça Militar – com sede em Manaus (AM) e Bagé (RS). (Com informações da Assessoria de Comunicação do Superior Tribunal Militar)