Mente Aberta – Dia Mundial da Saúde Mental

Hoje, 10 de outubro, é o Dia Mundial da Saúde Mental. Por isso, o convite é para que pensemos sobre alguns temas críticos para a prevenção e o cuidado em Saúde Mental. Numa sociedade que estimula o individualismo, em que as pessoas tentam resolver tudo sozinhas, como saber a hora de buscar ajuda especializada? Em quais situações o tratamento com medicação é indicado? A Página Mente Aberta traz nessa semana o vídeo em que a psiquiatra Maria Fernanda Caliani fala sobre os principais Mitos e Tabus em relação à busca de atendimento psiquiátrico e ao medo do uso de medicamentos psiquiátricos.

Na seção Saiba mais… o psiquiatra Thiago Fidalgo, da Unifesp, tira dúvidas a respeito do uso de diversos medicamentos psiquiátricos. Será que os remédios que os psiquiatras receitam viciam? Causam sonolência? Prejudicam o rendimento no trabalho?

Acesse o link do Mente Aberta e descubra mais. A página Mente Aberta é uma parceria DAS/ASCOM para oferecer dicas e informações que facilitem a identificação de problemas de saúde mental e da necessidade de apoio em saúde mental para toda comunidade MPM. Os conteúdos podem ser acessados também por familiares. Para mais informações, ligue no DAS: (61) 3255.7613 e 3255.7616.
“O que melhora o atendimento é o contato afetivo de uma pessoa com outra. O que cura é a alegria, o que cura é a falta de preconceito” (Nise da Silveira – Médica – reforma psiquiatra brasileira).