
A Diretoria do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNCGMPEU) para o ano de 2026 tomou posse durante a 149ª Reunião do colegiado, realizada nos dias 4 e 5 de fevereiro, na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), em Porto Alegre/RS.
Além do corregedor-geral do Ministério Público Militar, Giovanni Rattacaso, 1º vice-presidente, foram empossados: o corregedor-geral do MPRS Fábio Roque Sbardellotto, presidente do CNCGMPEU; o corregedor-geral do MPAL, Eduardo Tavares Mendes, 2º vice-presidente; a corregedora-geral do MPAP, Estela Maria Pinheiro Nascimento Sá, 1ª secretária; a corregedora-geral do MPSP, Liliana Mercadante Mortari, 2ª secretária; a corregedora-geral do MPPE, Maria Ivana Botelho Vieira da Silva, diretora de Comunicação Social e o corregedor-geral do MPMS, Helton Fonseca Bernardes, diretor Financeiro.

Em seu discurso, o presidente do colegiado, Fábio Roque Sbardellotto declarou que: “assumo esta presidência como um compromisso coletivo, inspirado na cooperação, no diálogo e na responsabilidade institucional. Fortalecer o Ministério Público exige presença, escuta e atuação resolutiva, sempre em harmonia com o Conselho Nacional. É assim que protegemos direitos, aprimoramos a instituição e servimos melhor à sociedade”.
Fábio Sbardellotto ressaltou ainda o papel estratégico do Conselho na uniformização de procedimentos e no fortalecimento institucional das unidades. “As reuniões do Conselho Nacional são espaços para o alinhamento institucional, o aperfeiçoamento dos mecanismos de controle e a consolidação da unidade de atuação em favor da sociedade”, destacou.
A solenidade de posse foi presidida pelo procurador-geral de Justiça do MPRS, Alexandre Saltz, e contou com a presença do procurador-geral de Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli, e da procuradora de Justiça Militar Maria da Graça Oliveira de Almeida, além de conselheiros nacionais do Ministério Público, corregedores-gerais de diversos estados, representantes de órgãos nacionais e entidades de classe.

Durante a 149ª Reunião do CNCGMPEU, os participantes conheceram o Aurora – ecossistema de ferramentas de inteligência artificial do MPRS – ferramenta pensada para dar transparência, integração e apoio técnico à gestão do fluxo processual, para melhor atender às necessidades da sociedade; acompanharam painéis temáticos com a conselheira do CNMP Karen Luise Vilanova Batista de Souza e com o corregedor nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias da Costa; e participaram de reunião administrativa que debateu os desafios da nova Diretoria. (Com informações do Gabinete de Comunicação do MPRS)






























