Realizada entrega da OMMPM ao vice-procurador-geral da República, Hindenburgo Chateaubriand

Foi realizada na terça-feira (17), no gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça Militar, a cerimônia de entrega da comenda da Ordem do Mérito Ministério Público Militar ao vice-procurador-geral da República, Hindenburgo Chateaubriand Pereira Diniz Filho. O homenageado recebeu a comenda, no grau Grande Oficial, das mãos do chanceler da Ordem do Mérito MPM, o procurador-geral de Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli.

Em seu discurso durante a solenidade, o PGJM lembrou as palavras proferidas na data da cerimônia formal de entrega da Ordem do Mérito a todos os laureados de 2024, ocorrida no dia 13 de novembro. “Eu fiz questão de realçar que o propósito da condecoração é bem específico: homenagear as pessoas que realmente tenham dedicado especial apreço à instituição ou tenham para ela prestado um serviço a ser reconhecido. Eu, enquanto chanceler da Ordem tenho me pautado por esta resolução e nenhuma das minhas indicações fugiu a esse padrão.”, esclareceu.

“Mas, nós não poderíamos deixar de homenagear alguns parceiros de primeira hora e de há muito tempo. Nós fizemos sua indicação esse ano, doutor Hindenburgo, que desde o primeiro dia, numa quadra institucional difícil como esta que estamos passando, tem nos auxiliado e dedicado todos os seus esforços ao MPF, mas também ao MPU, que inclui o Ministério Público Militar. Nós lhe somos gratos e a gratidão tem que ser expressa no tempo e hora oportunos”, completou o procurador-geral.

Em resposta, o vice-procurador-geral da República compartilhou a emoção por receber a homenagem do MPM. “Me toca muito saber que, de alguma maneira, nós fomos peças importantes nessa engrenagem que toca as nossas instituições. Nós somos um pouco soldados das nossas instituições e sabemos como é sacrificante essa atividade e, no momento em que isso é reconhecido, a gratidão é natural. Essa é a nossa vocação, que exige que a gente tenha consciência exata do papel que exercemos”, disse.

Estiveram presentes à cerimônia, a secretária-geral do Ministério Público da União, Eliana Péres Torelly de Carvalho; o secretário-geral adjundo do MPU, Paulo Roberto Sampaio Anchieta Santiago; o secretário de Relações Institucionais do MPU, Sílvio Roberto Oliveira de Amorim Júnior; a vice-procuradora-geral de Justiça Militar, Maria de Lourdes Souza Gouveia; os subprocuradores-gerais de Justiça Militar Giovanni Rattacaso, Marcelo Weitzel Rabello de Souza e Antonio Pereira Duarte; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, Ubiratan Cazetta; a chefe de gabinete da PGJM, Andrea Helena Blumm Ferreira; o presidente da Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM), Nelson Lacava; e o diretor-geral do MPM, Antonio Carlos Alves Coutinho.


Compartilhe:
facebook whatsapp twitter telegram email imprimir