PGJM participa de eventos em Fortaleza/CE

O procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, teve agenda no Ceará, no dia 6 de outubro, quando participou de uma visita à PJM/Fortaleza, onde desenvolveu diálogo com os membros e servidores daquela Regional.

Antônio Duarte fez um breve balanço dos avanços alcançados desde que assumiu a gestão do MPM, enfatizando que o MPM está em melhores condições de realizar mais pela sociedade pátria, tendo ampliando suas estruturas e melhorado os meios, com uma capacitação contínua, que garantirá um exercício finalístico muito mais qualificado.

Durante a reunião, o procurador-geral tratou, ainda, das demandas locais e ouviu da parte do procurador Antônio Cerqueira e da secretária Soraya Jericó Alves Feitosa, relatos sobre questões de segurança no entorno da unidade e acerca da necessidade de providências na área da manutenção predial. O PGJM se comprometeu a buscar rápidas soluções para os problemas reportados durante a conversa entabulada na PJM/Fortaleza.

O promotor Fernando Teófilo Campos e o chefe da Assessoria Jurídica da PJM, e o analista Alexander Perazo Nunes de Carvalho participaram, igualmente, da reunião.

No final da tarde, o PGJM prestigiou a inauguração da nova sede das promotorias de justiça na capital cearense, que passa a funcionar, em modernas instalações, na rua Maria Alice Ferraz, 120, no bairro Luciano Cavalcante. Duarte cumprimentou o PGJ Manuel Pinheiro, salientando a importância de dotar aquele valoroso Parquet estadual de excelentes espaços para a prestação de seus serviços à coletividade cearense.


No começo da noite, a convite da embaixada da Itália, foi ao evento festivo alusivo à chegada do Navio-Escola da Marinha Militar Italiana “Amerigo Vespucci” em Fortaleza, quando foi recebido pelo cônsul honorário da Itália em Fortaleza, Vittorio Ghia. O veleiro foi construído em 1930 e percorrerá diversos países, numa turnê mundial. O Amerigo Vespucci é considerado a “embaixada flutuante” da Itália. Originariamente se destina a ofertar atividades de formação para alunos da Academia Naval e do Colégio Naval italianos.

O veleiro é tido como o mais belo do mundo e sua chegada confere aos brasileiros a possibilidade de visitar essa embarcação histórica, apreciando traços marcantes da cultura, simbologia e tradições marítimas da Itália. De Fortaleza, o veleiro segue para o Rio de Janeiro, onde também será aberto à visitação. Durante sua permanência no país, “a Embaixada da Itália no Brasil, junto com a rede diplomática, organizou uma série de iniciativas com as autoridades brasileiras locais para promover a intensificação das relações bilaterais entre Itália e Brasil em nível institucional, acadêmico, científico, tecnológico e cultural”.


Antônio Duarte e o cônsul comentaram sobre os bons e históricos vínculos entre Brasil e Itália, informando que no final do mês estará em Roma para tratar de cooperação com os órgãos congêneres e também envidará esforços para viabilizar tratativas junto às universidades italianas, objetivando proporcionar intercâmbio acadêmico para membros e servidores do MPM.

(Com informações complementares de https://consportoalegre.esteri.it/wp-content/uploads/2023/09/RELEASE-Vespucci-Fortaleza-finale.pdf)


Compartilhe:
facebook whatsapp twitter telegram email imprimir