Homenagem ao subprocurador-geral de Justiça Militar Edmar Jorge de Almeida

A Procuradoria-Geral de Justiça Militar sediou no dia 3 de outubro solenidade em homenagem ao subprocurador-geral de Justiça Militar aposentado Edmar Jorge de Almeida.

Na oportunidade, foi entregue ao homenageado placa com os seguintes dizeres:

“Ao eminente Subprocurador-Geral aposentado o reconhecimento pelas notáveis contribuições ao desenvolvimento e expansão do MPM no país, e por sua valiosa e competente passagem à frente da ANMPM nos períodos 2020/2021 e 2021/2023.

Em nome do secular Ministério Público Militar, agradeço o valioso relacionamento institucional e a cooperação permanente ao aprimoramento do Ministério Público brasileiro.

Em pronunciamento, o procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, manifestou sua gratidão e seu reconhecimento pelos valorosos contributos de Edmar Jorge de Almeida ao Ministério Público Militar, ao Ministério Público brasileiro, à Justiça Militar da União e ao país nesses seus mais de 50 anos de serviços públicos prestados. Em especial, ressaltou sua atuação à frente da Associação Nacional do Ministério Público Militar – ANMPM, desígnio que assumiu e honrou mesmo após sua aposentadoria do parquet militar.

Antônio Duarte assinalou que a convivência harmônica com a ANMPM proporcionou excepcionais resultados, fruto de uma convergência de objetivos que impulsionaram o Ministério Público Militar na superação de óbices e na conquista da expansão e criação de cargos, além de garantir o enfrentamento à PEC 05/2021 que pretendia mudar a composição do CNMP. “Neste sentido, enfatizo o empenho do colega Edmar Jorge de Almeida, que por diversas vezes, na condição de presidente da ANMPM, nos acompanhou nas discussões perante o Congresso Nacional, em reuniões que avançavam noite adentro. Seu afinco e comprometimento nos ajudaram a superar as adversidades e avançar com triunfos que reverberarão por muitos anos, inclusive no reconhecimento a vários pleitos deduzidos perante a Procuradoria-Geral da República, notadamente o ATS, juros da PAE e adequação do pagamento da ajuda de custo nas remoções. Também lutou pelo reconhecimento à gratificação pelo acervo, que se encontra ainda pendente de deliberação na PGR. Parabéns por sua trajetória e muito grato por nos ter ajudado a evoluir.”

Alguns presidentes de Associações do Ministério Público presentes à solenidade declararam o respeito e a admiração que nutrem pelo homenageado.

“Agradeço por nesse meu período à frente da Conamp ter podido conviver e absorver muitos dos ensinamentos do colega Edmar Jorge. Todos envolvidos com as causas associativas aprendemos muito com seus exemplos, sua inteligência, sua eloquência. Rogo que continue colaborando na construção do Ministério Público que almejamos e que a sociedade brasileira anseia.”, afirmou o presidente da Associação Nacional do Membros do Ministério Público (Conamp), Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares.

“É uma honra prestar esta homenagem ao Dr. Edmar Jorge, uma referência para todos nós, presidentes de Associação, por sua competência, lealdade, proatividade. Sua trajetória está marcada na história da ANMPM e das associações coirmãs.”, disse o presidente da Associação Nacional do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Elísio Teixeira Lima Neto.

“Gratidão ao profissional, a esse líder associativo nato, que contribuiu e contribui para o fortalecimento do Ministério Público e do movimento associativista. Deixo aqui meu respeito, consideração e, principalmente gratidão a Deus por, nesta caminhada, ter conhecido o querido amigo Edmar Jorge. Que possamos estar cada vez mais unidos em prol do nosso Ministério Público.”, externou Tarcísio José Sousa Bonfim, 1º vice-presidente da Associação Nacional do Membros do Ministério Público (Conamp).

Edmar Jorge de Almeida agradeceu a homenagem asseverando a satisfação que sente, após decorridos mais de 35 anos de Ministério Público Militar, ter tido a oportunidade de também colaborar, por mais 5 anos, como diretor e, finalmente, como presidente da ANMPM. “Que as sementes plantadas durante este período germinem e gerem bons frutos nos anos vindouros. Despeço da presidência da entidade recompensado pela oportunidade de servir aos magnos interesses do MPM e da ANMPM”, ressaltou Edmar Jorge.

O subprocurador-geral também enalteceu o trabalho harmônico e convergente desenvolvido com o procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Duarte, no período. Iniciativas que proporcionaram a inserção da ANMPM em debates importantes e com resultados positivos tanto para o MPM, como para os associados, como na expansão e redistribuição da Instituição pelo território nacional, na criação de cargos de membros, na luta contra a PEC 5, no reconhecimento de direitos de integrantes da Instituição.

A solenidade foi prestigiada ainda pelo corregedor-geral do MPM, Samuel Pereira, pelo chefe de Gabinete para Assuntos Jurídicos, Cícero Robson Coimbra Neves, pela presidente da Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE) e coordenadora da Comissão Nacional de Mulheres da Conamp, Deluse Amaral Rolim Florentino, e, pelo diretor-geral do MPM, Alexander Jorge Pires.


Compartilhe:
facebook whatsapp twitter telegram email imprimir