

É com profundo pesar que informamos o falecimento do subprocurador-geral de Justiça Militar José Carlos Couto de Carvalho, ocorrido nesta madrugada (19).
Convidamos amigos e familiares a prestarem as últimas homenagens durante o velório, a ser realizado hoje (19) a partir das 18 horas, no Centro de Memória da Procuradoria-Geral de Justiça Militar. O sepultamento está agendado para as 11 horas de amanhã, 20 de agosto, no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília – DF.
José Carlos Couto de Carvalho nasceu em 28 de outubro de 1946. Graduou-se em Direito pela Universidade Gama Filho, Faculdade de Ciências Jurídicas. Fez o curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da Escola Superior de Guerra (ESG). Aprovado em concurso público em 1966, ingressou na Justiça Militar como auxiliar de escrevente juramentado. Prestou concurso público para ingresso na carreira do Ministério Público Militar em 1981, sendo nomeado, em 20 de agosto, procurador militar de segunda categoria da 2ª CJM. Em 15 de fevereiro de 1982, passou a atuar junto à 1ª Auditoria da 1ª CJM. Em 15 de dezembro de 1983, passou a atuar junto à 2ª Auditoria da mesma Circunscrição. Foi promovido a procurador militar de primeira categoria em 30 de novembro de 1984. Em 27 de novembro de 1987, foi convocado para atuar na Procuradoria- -Geral de Justiça Militar, em Brasília. Em 2 de dezembro de 1992, foi promovido a subprocurador-geral da Justiça Militar. Aposentou-se em 1995. Dois meses depois de aposentado, em 28 de setembro, assumiu a presidência da Associação do Ministério Público Militar, cargo no qual permaneceu até julho de 2001. Durante muitos anos, manteve curso preparatório para o concurso de ingresso na carreira.
Em 2022, o Ministério Público Militar editou a publicação Memória Viva, Vultos do MPM – José Carlos Couto de Carvalho, uma homenagem ao considerado o Procurador-Geral do Centenário do Ministério Público Militar. Acesse aqui a publicação.






























