PGJM recebe visita do secretário-geral do TCU

Recebido em audiência na Procuradoria-Geral da Justiça Militar, nesta quinta-feira (2), o secretário-geral de Administração do Tribunal de Contas da União, Márcio André Santos de Albuquerque, foi agraciado pelo procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, com o medalhão do Centenário do Ministério Público Militar (MPM), em reconhecimento ao trabalho cooperativo desenvolvido entre as duas Instituições republicanas.

Em manifestação feita durante o encontro, o procurador-geral Antônio Duarte saudou os bons avanços do Tribunal de Contas da União em proveito de uma gestão austera e responsável das Instituições públicas nacionais. O que é referendado, destacou, pelo fato do TCU ter assumido, em novembro de 2022, a presidência da Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai).

Fundada em 1953 por 34 países, entre eles o Brasil, a Intosai conta com 188 membros e trabalha no sentido de promover o intercâmbio de informações e de experiências sobre os principais desafios enfrentados pelas Entidades Fiscalizadoras Superiores no desempenho de suas funções, com foco no incentivo ao desenvolvimento de ações que buscam a melhoria dos serviços públicos, sempre com base em orientações, regulamentos e melhores práticas internacionais.

Antônio Duarte ressaltou ainda o sempre imprescindível apoio e aporte do Tribunal nas iniciativas do Ministério Público e das Forças Armadas para o exercício de suas missões institucionais. Destacou, neste sentido, as tratativas para celebração de termo de cooperação entre as duas instituições seculares, MPM e TCU, para compartilhamento de espaço em Porto Velho-RO, o que gerará benefícios de economicidade e viabilidade orçamentária e financeira para a administração pública federal.

O homenageado, Márcio André de Albuquerque, declarou ter ficado honrado ao receber a comenda do centenário Ministério Público Militar, instituição sempre atenta aos anseios da sociedade e ao cumprimento de suas atribuições constitucionais de forma proba e eficiente, como o faz agora, expandindo suas sedes e instalando-se em áreas estratégicas do território nacional, estando mais próxima dos cidadãos.

Participaram ainda do encontro: conselheiro Nacional do Ministério Público Jaime de Cassio Miranda; vice-procurador-geral de Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli; presidente da ANMPM, Edmar Jorge de Almeida; secretária de Pesquisa e Apoio à Investigação do MPM, Ângela Montenegro Taveira; chefe de Gabinete para Assuntos Administrativos, Jorge Farias; diretor-geral do MPM, Alexander Jorge Pires; o diretor do Departamento de Engenharia e Arquitetura, Gilmar Cunha Maia ;e, a secretaria de Engenharia do TCU, Márcia Brandão.


Compartilhe:
facebook whatsapp twitter telegram email imprimir