
O procurador-geral de Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli, recebeu nesta terça-feira (23) convite oficial para a Cerimônia de Entrega de Espadins, da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), a ser realizada no dia 22 de agosto de 2026, na cidade de Resende/RJ.
O convite foi entregue pelo cadete Guilherme Ximenes Cunha, integrante do Curso Básico, acompanhado pelo chefe da Subassessoria de Relações Externas da Assessoria de Apoio para Assuntos Jurídicos do Gabinete do Comandante do Exército (Assessoria 2), coronel Anderson Von Heimburg.

Durante a Cerimônia de Entrega de Espadins, os cadetes do 1º ano concluem a adaptação e o ciclo inicial, recebendo a réplica em miniatura da espada de Duque de Caxias. O espadim é o símbolo da honra e servidão militar para os futuros oficiais, pois representa o patriotismo, a dignidade, a bravura e o altruísmo do patrono do Exército Brasileiro. Mantendo uma tradição de mais de 90 anos, eles portarão seus espadins até o último dia do curso, quando os restituirão para receberem suas espadas de oficial do Exército Brasileiro.






























