MPM prestigia ratificação da posse do Procurador-Chefe do MPT no Maranhão

A Procuradoria de Justiça Militar em São Luís/MA (PJM São Luís/MA) participou, no dia 25 de novembro, da solenidade de ratificação da posse do procurador do Trabalho Rafael Mondego Figueiredo como procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 16ª Região (MPT/MA) para o biênio 2025–2027. O Ministério Público Militar foi representado pelo promotor de Justiça Militar Vinícius Yscandar de Carvalho.

A cerimônia, realizada no Auditório do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), foi presidida pelo procurador-Geral do Trabalho, Gláucio Araújo de Oliveira, e reuniu autoridades dos sistemas de Justiça, controle e defesa do Estado.

A participação do MPM na solenidade reforça a unidade do Ministério Público da União e a cooperação entre seus ramos no Estado do Maranhão. Desde a instalação da PJM São Luís, em 2023, o MPT tem desempenhado papel estratégico para sua consolidação, assegurando condições estruturais por meio do compartilhamento de sede, apoio administrativo e colaboração operacional.

Nesse período, três procuradores-chefes estiveram à frente do MPT/MA: Luciano Aragão Santos (2021–2023), Maurício Pessoa Lima (2023–2025) e, agora, Rafael Mondego Figueiredo (2025–2027). A continuidade desse modelo de gestão conjunta tem contribuído diretamente para a presença efetiva de todos os ramos do MPU no estado, alinhada aos princípios da economicidade, eficiência administrativa e fortalecimento do serviço público.

Durante a solenidade, o procurador-chefe empossado destacou a atuação coletiva na missão do Ministério Público do Trabalho: “Não podemos cair na ilusão de que resolveremos tudo sozinhos. Como disse Henry Ford: ‘Unir-se é um bom começo; manter a união é um progresso; trabalhar em conjunto é a vitória'”, afirmou Rafael Mondego.

Entre as autoridades que participaram da cerimônia: o procurador regional do Trabalho Maurício Pessoa Lima (2023–2025), antecessor do empossado; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Maranhão, Danilo José de Castro Ferreira; o defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado; o corregedor Regional do TRT-16, desembargador do Trabalho Francisco de José Carvalho Neto; o procurador-chefe da Procuradoria da República no Maranhão, Alexandre Silva Soares; o procurador-geral de Contas do TCE-MA, Douglas Paulo da Silva; o presidente da OAB/MA, Kaio Vyctor Saraiva Cruz; além do vice-presidente da ANPT, Marcelo Crisanto Souto Maior.


Compartilhe:
facebook whatsapp twitter telegram email imprimir