Capacitação e agendas institucionais ampliam integração e fortalecem atuação no MPM no Maranhão

A Procuradoria de Justiça Militar em São Luís/MA realizou, entre os dias 16 e 18 de setembro de 2025, uma série de atividades estratégicas que reforçam o compromisso da instituição com a modernização, a cooperação internacional e o fortalecimento da atuação finalística.

Capacitação – Durante três dias, membros e servidores da área-fim participaram de capacitação sobre o Sistema de Automação Judicial – SAJ/MP, em fase de consolidação no Ministério Público Militar. O curso foi conduzido pelo promotor de Justiça Militar João Carlos de Figueiredo Rocha, que trouxe a experiência prática da Procuradoria de Justiça Militar de Porto Velho/RO. A iniciativa teve como objetivo aprimorar a utilização do sistema nas frentes judicial e extrajudicial, ampliando a eficiência institucional.

O procurador de Justiça Militar em São Luís, Alexandre Reis de Carvalho, destacou a relevância do treinamento, enfatizando ainda que “capacitações dessa natureza contribuem para a governança de dados local e a consciência situacional finalística.”

Cooperação e diálogo – Além da capacitação, a agenda da unidade foi marcada por encontros institucionais.

• 17 de setembro – Almoço institucional com a juíza conselheira da Corte Constitucional de Angola, Maria de Fátima de Almeida Silva, e comitiva de docentes e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da UFMA (PPGDIR/UFMA), realizado em São Luís por ocasião da abertura do semestre letivo do programa. O encontro fortaleceu a aproximação entre o Sistema de Justiça Militar e a comunidade acadêmica, ressaltando oportunidades de cooperação internacional e de intercâmbio científico entre Brasil e Angola, com foco no estudo comparado de seus Sistemas de Justiça Militar.

• 18 de setembro – Reunião com o desembargador federal Alberto Tavares Vieira da Silva, primeiro presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Na ocasião, o desembargador convidou os integrantes da PJM São Luís/MA para prestigiarem o lançamento da obra “Liber Amicorum”, em homenagem aos 10 anos de atuação do ministro Reynaldo Soares da Fonseca, maranhense que hoje integra o Superior Tribunal de Justiça.

Participaram das agendas o procurador de Justiça Militar Alexandre Reis de Carvalho, o promotor de Justiça Militar Vinícius Yscandar de Carvalho e o promotor de Justiça Militar João Carlos de Figueiredo Rocha.


Compartilhe:
facebook whatsapp twitter telegram email imprimir