
A Procuradoria de Justiça Militar em Fortaleza (PJM Fortaleza/CE) promove, no dia 19 de agosto, às 10 horas, a Palestra Autismo e Forças Armadas – novos desafios. Realizado no Auditório daquela unidade do Ministério Público Militar, o evento terá como palestrante a procuradora de Justiça Militar Sandra Mara Regis.
O tema ganha relevância considerando-se o número crescente de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil. Hoje, a cada 31 crianças que nascem no país, uma é diagnosticada com autismo. Nos Estados Unidos, o autismo é considerado uma epidemia.
O encontro, que reunirá autoridades militares, assessores jurídicos, psicólogos e psiquiatras, tem por objetivo, trazer informações sobre o TEA, discutir a importância do acolhimento dessas pessoas nas Forças Armadas, orientar sobre como proceder em casos de crises (meltdow e shutsow), ressaltar a necessidade de atendimento psicológico e psiquiátrico nas Forças Armadas, visando o tratamento adequado dos militares com TEA, que já prestam serviço militar, uma realidade que deve ser enfrentada.
Serão discutidos ainda os casos que podem impedir uma pessoa com TEA de servir as Forças Armadas, lembrando que a Lei 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa Deficiente) assegura direitos e garantias para pessoas com deficiência, visando sua inclusão social e cidadania.
Informações adicionais sobre a Palestra Autismo e Forças Armadas – novos desafios com a servidora Claudiana Mapurunga Pinheiro, (85) 98880.8322.






























