Colégio de Procuradores de Justiça Militar promove votação eletrônica e define lista tríplice para Conselheiro do CNMP


Quase 94% (77) dos membros que integram o Colégio de Procuradores de Justiça Militar participaram da votação eletrônica para formação da lista tríplice destinada à escolha de representante do Ministério Público Militar (MPM) para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), biênio 2026/2028. Em sistema de votação plurinominal, facultativo e secreto, foram destinados 61 votos ao procurador de Justiça Militar Clementino Augusto Ruffeil Rodrigues e 26 votos ao procurador de Justiça Militar Alexandre José de Barros Leal Saraiva.

Os nomes dos dois candidatos figurarão na lista a ser encaminhada ao procurador-geral de Justiça Militar. O escolhido pelo procurador-geral será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal antes de ter seu nome apreciado pelo plenário da Casa.

O procurador-geral de Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli, agradeceu aos integrantes da comissão eleitoral, subprocurador-geral de Justiça Militar, Samuel Pereira; subprocuradora-geral de Justiça Militar, Maria Ester Henriques Tavares e promotora de Justiça Militar, Ana Carolina Scultori da Silva Teles, bem como a secretária do CSMPM Gabriela Dantas Trezi de Araujo.

Também agradeceu aos candidatos que se disponibilizaram para concorrer na eleição, destacando que todo o processo foi pautado pelo respeito institucional. ‘Somos colegas, podemos ter divergências de opinião, que são salutares, mas devemos trabalhar em conjunto para o engrandecimento da instituição”, asseverou.

Segundo o procurador-geral, a participação massiva dos membros do Colégio de Procuradores de Justiça Militar na votação fortalece a atuação do representante do MPM na defesa dos interesses institucionais e do Ministério Público brasileiro.

Ata de votação


Compartilhe:
facebook whatsapp twitter telegram email imprimir