Seminário de Direito Militar da Guarnição de Santa Maria tem início com homenagem ao professor José Carlos Couto de Carvalho

Consolidado como um dos mais importantes no calendário de eventos jurídicos das Forças Armadas, e reconhecido por oferecer espaço para o debate dos temas afetos ao Direito Castrense pela comunidade jurídica especializada, o XVIII Seminário de Direito Militar da Guarnição de Santa Maria (RS) teve início nesta terça-feira (20/8). Em 2024, o evento é dedicado à memória do subprocurador-geral de Justiça Militar e professor José Carlos Couto de Carvalho, por ter dedicado sua carreira ao Direito e à educação jurídica.

As atividades do Seminário tiveram início com uma missa em memória ao homenageado, que faleceu em 19 de agosto de 2023. Em seguida, o ministro do Superior Tribunal Militar Artur Vidigal de Oliveira proferiu a palestra inaugural sobre “A importância da Justiça Militar da União”, seguida de palestra do advogado Nilton Cesar Flores sobre “A Inteligência Artificial e o Processo Militar”.

O procurador-geral de Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli, participou da abertura do evento e proferiu a primeira palestra do período vespertino, abordando “O Ministério Público Militar: atuação contemporânea”. A última palestrante do dia foi a juíza federal substituta da Justiça Militar, Mariana Aquino, que falou sobre “Inovações na prevenção e combate ao assédio”.

Na continuidade do evento, o subprocurador-geral de Justiça Militar Antônio Pereira Duarte fará palestra sobre “Aspectos ontológicos e deontológicos do Ordenamento Jurídico Militar”. O procurador de Justiça Militar Osmar Machado Fernandes e o promotor de Justiça Militar Diego Sudikum Fagundes Ruas, ambos da PJM Santa Maria – RS, também participam do Seminário.

O Seminário de Direito Militar é realizado alternadamente pelos comandos da 3ª Divisão de Exército (3ª DE) e da Base Aérea de Santa Maria (BASM), em busca de atualização do público militar e da comunidade acadêmica pela exploração de temas ligados à Justiça Militar da União em toda sua abrangência. O evento se estenderá até o dia 22 de agosto, no auditório da Base Aérea de Santa Maria, sendo aberto ao público militar das Forças Armadas e Forças Auxiliares, operadores do direito, estudantes e interessados no Direito Militar.


Compartilhe:
facebook whatsapp twitter telegram email imprimir