Membros da PJM/RJ ministram palestras no Comando de Operações Navais

Integrantes da Procuradoria de Justiça Militar do Rio de Janeiro ministraram palestras aos participantes do Grupo Permanente da Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM) que participaram do Estágio de Qualificação. A qualificação aconteceu entre os dias 12 e 16 de junho, no auditório no Comando de Operações Navais, localizado no complexo do 1º Distrito Naval, no Centro do Rio de Janeiro.

A procuradora de Justiça Militar Najla Nassif Palma abordou os seguintes temas: Direito dos presos e ocorrências envolvendo crianças/adolescentes, idosos, estrangeiros e indígenas e Desafios da persecução penal nos crimes contra a dignidade sexual. Já o promotor de Justiça Militar Fernando Hugo Miranda Teles falou sobre: Crimes militares de maior incidência no âmbito de Garantia de Lei e da Ordem (GLO), Terrorismo e tortura e Crimes militares extravagantes de abuso de autoridade.

O propósito do evento foi atender a obrigatoriedade de submeter os militares indicados para compor o Grupo Permanente da DPJM a um Estágio de Qualificação, determinação prevista no regulamento.

A DPJM é uma estrutura, prevista no âmbito da Marinha, que pode ser acionada para exercer as atividades de Polícia Judiciária Militar durante as ações de Garantia de Lei e da Ordem (GLO) ou outras situações julgadas necessárias. Como a ativação pode ocorrer de forma inopinada e expedita, é mantido um grupo de assessores jurídicos qualificados para compor a delegacia, em constante qualificação.


Compartilhe:
facebook whatsapp twitter telegram email imprimir