

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, foi realizado em 8 de março, no Auditório Subprocuradora-Geral Adriana Lorandi, da PGJM, em Brasília, o Conclave O Direito por Elas II. O evento, promovido e coordenado pelo secretário de Direitos Humanos, Direito Humanitário e Relações Internacionais do MPM, Antonio Carlos Gomes Facuri, foi transmitido e está disponível no canal do MPM no Youtube (https://www.youtube.com/c/ministeriopublicomilitar).
Na abertura, o procurador-geral de Justiça Militar Antônio Pereira Duarte destacou que o momento atual é de reflexão sobre os avanços conquistados e a necessidade de cada vez mais trilharmos caminhos de respeito permanente às mulheres e de luta pela igualdade preconizada na nossa Carta Magna. Antônio Duarte destacou ainda o compromisso assumido pelo Ministério Público brasileiro, em todas suas instâncias, para que haja espaço para a discussão de temas de inclusão e de igualdade de gênero não apenas na Instituição, mas em toda sociedade.

Nas palestras proferidas, as palestrantes abordaram temas afetos à mulher na Justiça Militar. A primeira palestra foi “Os desafios da investigação e da persecução de crimes contra a mulher militar”, com a procuradora de Justiça Militar e ouvidora da Mulher no MPM, Najla Nassif Palma. Em seguida, foi abordado o tema “A mulher na JMU”, pela juíza Federal da Justiça Militar da União e também ouvidora da Mulher na JMU, Mariana Aquino. A assessora do Superior Tribunal Militar Juliana Paula de Souza falou sobre “O empoderamento da mulher militar”. Finalizando a programação, a procuradora de Justiça Militar Selma Pereira de Santana discorreu sobre a “Justiça Restaurativa e a mulher”.
Acesse o canal do MPM no Youtube (https://www.youtube.com/c/ministeriopublicomilitar) e veja as palestras.






























