MPM participa de Seminário sobre os 70 anos das Convenções de Genebra

No último dia 31 de outubro, com o intuito de celebrar os 70 anos das Convenções de Genebra, o Ministério das Relações Exteriores, a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), a Embaixada da Suíça em Brasília e a Delegação Regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha promoveram, no Instituto Rio Branco, em Brasília, o Seminário “70 anos das Convenções de Genebra: desafios contemporâneos do direito internacional humanitário”.

A secretária de Direitos Humanos e Direito Humanitário do MPM, Najla Nassif Palma, participou da atividade. A promotora foi uma das painelistas que debateram o tema Regulação de novas tecnologias de guerra no âmbito do DIH, junto com o consultor legislativo do Senado Federal Tarcísio del Maso. O moderador foi o ministro Marcelo Câmara, coordenador de Assuntos de Segurança Cibernética e Chefe da Divisão de Desarmamento e Tecnologias Sensíveis do Ministério das Relações Exteriores.

O Seminário teve por objetivo, a formação de espaço para debate a respeito da observância do direito internacional humanitário e dos desafios decorrentes das transformações observadas nas últimas décadas nos métodos e nos meios de guerra.

Os vídeos do Seminário serão divulgados em breve no canal do Youtube da FUNAG.