MPM tem encontro com a Secretaria Nacional de Justiça

O procurador-geral de Justiça Militar, Jaime de Cassio Miranda, o secretário de Relações Institucionais do MPM, Clauro Roberto de Bortolli, e o coordenador do Centro de Apoio à Investigação – CPADSI, Luiz Felipe Carvalho Silva, fizeram uma visita institucional à Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública nesta tarde (26). Eles foram recebidos pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, José Levi do Amaral Júnior, pelo secretário nacional de Justiça e Cidadania, Astério Pereira dos Santos, pelo secretário nacional de Segurança Pública, general-de-Divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz, pelo coordenador da Rede-LAB, Leonardo Terra, entre outros.

No encontro, foi discutida a renovação do acordo da Rede-Lab para inserção do MPM como integrante efetivo. Os laboratórios que integram a Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (Rede-Lab) utilizam metodologia de investigações com análise de dados financeiros e detecção de prática de lavagem de dinheiro e corrupção. Eles também atuam na fiscalização de contas, recuperação de ativos e recuperação do crédito público inscrito na dívida pública da União. Entre os Laboratórios da Rede-Lab estão: da Defensoria Pública da União (DPU), da Procuradoria-Geral da União (PGU), da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGNF), do Tribunal de Contas da União (TCU), além de vários Ministérios Públicos.

Ainda durante a reunião foram tratados a reativação do acesso do MPM ao sistema SINAPSE, da Cintepol da Polícia Federal; e o apoio no compartilhamento e acesso a base de dados.