MPM prestigia reinauguração da sede da DPU no Rio de Janeiro

O Ministério Público Militar foi representado pelo promotor de Justiça Militar Milord José Guimarães Silva na cerimônia de reinauguração da sede da Defensoria Pública da União (DPU) no Rio de Janeiro (RJ), ocorrida no dia 10 de dezembro.

De acordo com a defensora pública federal e chefe da DPU/RJ, Taísa Bittencourt Leal Queiroz, o evento marca importante passo na reestruturação administrativa da instituição. “A devolução de quatro andares do prédio é parte de um processo de redimensionamento que resultará em economia estimada em cerca de R$ 1 milhão por ano. Estes recursos poderão ser reinvestidos na expansão dos serviços da DPU em municípios ainda não atendidos. A reestruturação permitirá otimizar a atuação da instituição sem perder a qualidade na prestação de serviços à população”, declarou.

O secretário institucional executivo, Clemens Emanuel Santana, que representou o defensor público-geral federal na cerimônia, reforçou a importância da medida para a expansão do atendimento da DPU. “A redução, por si só, não contribui apenas para a otimização do recurso público. Ela contribui principalmente para a ampliação do atendimento da DPU nos mais variados rincões do país.”, disse.

A atuação integrada de Ministério Público Militar e da Defensoria Pública da União é essencial para o fortalecimento do sistema judiciário brasileiro. Enquanto o MPM exerce a função de fiscal da lei e promove a responsabilização penal em casos que envolvem militares e a Justiça Militar, a DPU assegura orientação e defesa jurídica a quem não tem condições de contratar serviços advocatícios particulares.

Com a reinauguração da sede e a disponibilização de um espaço adequado, a Defensoria poderá desenvolver suas atribuições com ainda mais eficiência, ampliando a qualidade do atendimento e fortalecendo a cooperação com o MPM. Essa cooperação contribui para processos mais justos, equilibrados e céleres, reforçando a confiança da sociedade nas instituições e promovendo a efetividade da justiça. (Com informações da Assessoria de Comunicação Social da DPU)


Compartilhe:
facebook whatsapp twitter telegram email imprimir