
Membros da Procuradoria de Justiça Militar em Curitiba/PR (PJM Curitiba/PR) – a procuradora Rejane Batista de Souza Barbosa, o promotor André Luiz de Sá Santos e a promotora Cristiane Pereira Machado – representaram o Ministério Público Militar no Congresso Internacional de Direito Militar, realizado em Curitiba/PR, de 9 a 11 de setembro. O evento, que reuniu especialistas do Brasil e do exterior, promoveu discussões sobre os desafios contemporâneos do Direito Castrense, abordando temas como direitos humanos, direito internacional de conflitos armados e crimes licitatórios.
O congresso, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (ENAJUM), teve seu encerramento com uma palestra da presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha.

As atividades do evento se estenderam até o dia 12 de setembro, quando os participantes visitaram o Museu do Expedicionário e participaram de uma cerimônia em homenagem ao ministro do STM, tenente-brigadeiro Armando Perdigão.
A solenidade marcou a inauguração de uma âncora(“ferro”, denominação pela Marinha do Brasil) no jardinete que leva o nome do Ministro. O espaço, localizado em frente à 5ª Auditoria da Justiça Militar (5ª CJM), foi o palco da homenagem, que contou com a presença dos membros da PJM Curitiba/PR e de diversas autoridades civis e militares.
Entre os convidados, estavam os ministros do STM Péricles Aurélio Lima de Queiroz e o almirante de Esquadra Leonardo Puntel, presidente da ENAJUM, o qual discursou sobre a história da Marinha e do “ferro”.

O tenente-brigadeiro Armando Perdigão, falecido em 1974, foi ministro do STM de 1965 até sua morte, e presidente da Corte no biênio 1969/71. Durante sua gestão, foi instalada a Auditoria da 11ª CJM, em Brasília/DF.
O encerramento da solenidade ocorreu no Plenário da 5ª CJM, ocasião em que foram entregues plaquetas a diversas personalidades homenageadas.






























