
Foi realizada na tarde de 10 de setembro a solenidade de Outorga de Comendas da Ordem do Mérito Ministério Público Militar (OMMPM) e de entrega de Medalhas Valor MPM na Procuradoria de Justiça Militar em Curitiba/PR.
O procurador-geral de Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli, procedeu a outorga das condecorações às personalidades admitidas nos quadros da OMMPM pela Câmara Deliberativa do Conselho da Ordem do Mérito MPM.
Com a OMMPM, o MPM homenageia personalidades e organizações, civis e militares pelos destacados serviços prestados à instituição. A comenda é concedida nos graus Grã-Cruz, Grande Oficial, Alta Distinção, Distinção e Bons Serviços. Também são condecoradas com as Insígnias da Ordem, organizações nacionais e estrangeiras.

No grau Distinção, foram agraciados: a promotora de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina e ex-servidora da PJM Curitiba, Luana Pereira Neco da Silva e os servidores do Ministério Público Militar Marcos Antonio Rigotti e Rafael Chiesorin.

No grau Bons Serviços, também recebeu a comenda o servidor do Ministério Público Militar José Sérgio de Moraes Júnior.
Em continuidade à solenidade, o procurador-geral Clauro Bortolli, acompanhado pela procuradora de Justiça Militar Rejane Batista de Souza Barbosa, pelo promotor de Justiça Militar André Luiz de Sá Santos e pela promotora de Justiça Militar Cristiane Pereira Machado fizeram a entrega das Medalhas Valor MPM. A honraria é conferida às servidoras da Instituição que tenham completado 5 (diploma), 10 (bronze), 20 (prata), 30 (ouro) e 35 (placa) anos de trabalho, e aos servidores com mais de 10 (diploma), 15 (bronze), 25 (prata), 35 (ouro) e 40 (placa) anos no MPM.
A Medalha de Prata Valor MPM, por 25 anos de serviços prestados, foi entregue ao servidor, Valdemar Coelho.
Medalhas de Bronze Valor MPM, pelos 15 anos de trabalho dedicado ao MPM, foram entregues aos os servidores Márcio José Marques, Marcos Antônio Rigotti e Carlos Eduardo Shiniti Matuzaki.

Também receberam Medalhas de Bronze Valor MPM, por 10 anos de serviços prestados, a servidora Ana Carolina Franke Rodrigues e a promotora de Justiça de SC Luana Pereira Neco da Silva.
Nos pronunciamentos feitos durante a cerimônia o procurador-geral Clauro Bortolli e a procuradora Rejane Barbosa expressaram profundo agradecimento aos homenageados na PJM Curitiba.
Clauro Bortolli ressaltou a importância de um servidor ser agraciado com a Ordem do Mérito MPM. “Quando a PJM Curitiba indica servidores para a Ordem do Mérito MPM e hoje nós condecoramos dois servidores nesta solenidade, quer dizer que por um ano a Procuradoria deixará de homenagear qualquer outra pessoa. Isso é bastante relevante, denota o reconhecimento ao trabalho, muitas vezes anônimo, do servidor, que é o sustentáculo dessa instituição”, comentou.
O procurador-geral discorreu ainda sobre a criação da medalha Valor MPM e agradeceu àqueles que receberam a comenda: “Mas nem sempre é possível esse reconhecimento por meio da OMMPM, por essa razão, foi criado o Valor MPM, uma forma de valorização do nosso material humano, nossa maior riqueza, que também celebramos nessa cerimônia. Como chefe da instituição, venho agradecer, muito obrigado pelo trabalho abnegado, dedicado, profícuo e de qualidade que as senhoras e os senhores prestam, não pelo Ministério Público Militar, mas para a sociedade brasileira, que é a real destinatária dos nossos esforços”.
A procuradora Rejane Barbosa fez um apanhado das vivências e das relações sociais e de trabalho para expressar seu reconhecimento pelos servidores e servidoras daquela unidade do Ministério Público Militar. “Já se passaram 10, 15, 25 anos vividos nesta Procuradoria de Justiça Militar. Juntos, celebramos a vida, comemoramos aniversários, casamentos, nascimentos, conquistas pessoais e profissionais. Também choramos juntos as dores físicas e emocionais, as separações, as perdas de familiares queridos de cada um de nós. Mas hoje é um dia de alegria, dia de celebrar e reconhecer a dedicação, o compromisso, a excelência dos nossos servidores. Vocês que abraçaram a missão do Ministério Militar e entenderam que o nosso papel, nosso principal papel é servir ao próximo e dessa forma contribuir para que a justiça seja uma realidade na vida do cidadão. Essas medalhas são testemunhos de jornadas vividas com coragem, responsabilidade e amor pelo serviço público. Falando em nome de todos da Procuradoria da Justiça Militar, agradecemos a contribuição relevante e essencial do trabalho desempenhado por vocês nesta Procuradoria de Justiça Militar. E que juntos, possamos seguir construindo um Ministério Público que pratique a e semeie a paz na nossa sociedade”.
Representando a Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM), o procurador de Justiça Militar Alexandre Reis de Carvalho, que por 17 anos atuou na PJM Curitiba, também destacou a iniciativa de criação da Medalha Valor MPM. “Era realmente uma lacuna que havia na nossa Instituição. É obrigação de todo gestor reconhecer aqueles que realmente fazem a roda girar, fazem a diferença e muitas vezes fazem de forma anônima”.
Alexandre Reis fez um breve testemunho de sua experiência na PJM Curitiba e como ela influencia nas suas rotinas e decisões. “Quando aqui cheguei, em 2007, vi pessoas com histórias de vida e origens tão diferentes vivendo, de forma absolutamente respeitosa e harmoniosa, cada um com suas peculiaridades. O que mais me marca aqui não é o rosto, não é a voz de cada um, mas o que guardo registrado é o trabalho altamente técnico aqui desenvolvido. Tudo que tenho implementado na gestão da PJM São Luís/MA aprendi com vocês, muito obrigado”, agradeceu.

Prestigiaram a solenidade o diretor-geral do MPM Antônio Carlos Alves Coutinho, autoridades civis e militares, membros do Ministério Público brasileiro, servidoras, servidores, residentes, estagiários e colaboradores do Ministério Público Militar, além de familiares dos homenageados.
Parceira do MPM na outorga da OMMPM e do Valor MPM, a Associação Nacional do Ministério Público Militar apoiou na realização de coquetel ao final do evento.






























