PJM do Rio de Janeiro realiza solenidade de entrega da OMMPM

A Procuradoria de Justiça Militar no Rio de Janeiro/RJ (PJM Rio de Janeiro) promoveu na tarde do dia 5 de junho a solenidade de outorga de comendas da Ordem do Mérito Ministério Público Militar (OMMPM) do ano de 2025. O chanceler da OMMPM, procurador-geral de Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli, e a coordenadora administrativa da PJM Rio de Janeiro, procuradora de Justiça Militar Hevelize Jourdan Covas Pereira, impuseram as medalhas aos homenageados.

Com a OMMPM, o MPM homenageia personalidades e organizações, civis e militares pelos destacados serviços prestados à instituição. A comenda é concedida nos graus Grã-Cruz, Grande Oficial, Alta Distinção, Distinção e Bons Serviços. Também são condecoradas com as Insígnias da Ordem, organizações nacionais e estrangeiras.

No pronunciamento feito durante a solenidade, a coordenadora administrativa da PJM Rio de Janeiro Hevelize Jourdan Covas Pereira saudou aos presentes lembrando que a cerimônia, embora singela, tem “significado institucional grandioso e de gratidão a todos aqueles que, por seus elevados préstimos fazem a gente cumprir a nossa missão constitucional de uma forma plena e eficaz”.

Já o procurador-geral Clauro Bortolli agradeceu aos agraciados, às autoridades e servidores presentes e, em especial, ao presidente da Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM), Nelson Lacava Filho, destacando que a parceria entre o MPM e a Associação tornou possível a regionalização da entrega das comendas, beneficiando os agraciados não residentes em Brasília/DF.

Bortolli destacou que o objetivo da Ordem do Mérito é reconhecer a dedicação de parceiros externos, servidores e membros. “Eu costumo dizer que a nossa instituição, fundada em 1920, é uma obra inacabada. Estamos diuturnamente colocando os tijolos desta obra em construção. O reconhecimento à contribuição de algumas pessoas é mais visível, está emoldurado em quadros nas paredes de nossa sede em Brasília. Mas, nós temos pessoas, dentro e fora da instituição, que, de forma desapegada e muitas vezes anônima, dedicam seu tempo, seu apreço e seu trabalho ao engrandecimento do MPM, as quais devem ser homenageadas em tempo e hora oportunos. É o que estamos a fazer hoje”, afirmou.

O procurador-geral lembrou que a Resolução nº 29 do Conselho Superior do Ministério Público Militar, de março de 1999, criou a OMMPM como sua maior honraria, exatamente para visibilizar e homenagear essas pessoas que dedicam espaço de suas vidas para ajudar a construir o Ministério Público Militar. “Desde que assumi a gestão tenho destacado esse aspecto, e todos os que hoje são homenageados se fizeram merecedores da honraria. Obrigado a todos, sintam-se verdadeiramente abraçados pela nossa instituição”, complementou.

Por deliberação do Conselho da OMMPM foram admitidos em seus quadros:

– no grau Grande Oficial, o deputado federal e general de divisão R1, Eduardo Pazuello, e o diretor de pessoal da Marinha, vice-almirante Marcelo Menezes Cardoso;

– no grau Distinção, o comandante do 1º Batalhão de Operações Litorâneas de Fuzileiros Navais, capitão de mar e guerra André Luiz Guimarães Silva; o subsecretário de Inteligência da PM do estado do Rio de Janeiro, coronel PM Uirá do Nascimento Ferreira; o comandante do 6º Batalhão da PM do estado do Rio de Janeiro, coronel PM Luciano Henrique Alcantara Cunha; e, o servidor do MPM Luís Otávio Schalcher de Almeida.

A cerimônia foi prestigiada por membros e servidores da PJM Rio de Janeiro, bem como por familiares e amigos dos homenageados.


Compartilhe:
facebook whatsapp twitter telegram email imprimir