
O procurador de Justiça Militar Alexandre José de Barros Leal Saraiva, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Militar e Humanitário (IBDMH), ministrou, nesta manhã (10/04), a palestra “Direito Operacional Militar” aos participantes do Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados (CDICA) 2025 – Turma Força Expedicionária Brasileira, coordenado pela Escola Superior de Defesa (ESD).
A turma do CDICA 2025 é composta por 45 alunos, sendo eles integrantes do Ministério da Defesa e das Forças Armadas; além de outras 20 instituições. O Ministério Público Militar está representado na atividade pela procuradora de Justiça Militar Cláudia Márcia Ramalho Moreira Luz.
O objetivo do Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados é desenvolver competências a partir de estudos relacionados ao Direito Internacional dos Conflitos Armados – DICA, para assessoramento, no alto nível, em questões de interesse das Forças Armadas e de órgãos que participam dos processos internacionais de paz e de mitigação dos efeitos dos conflitos armados, no campo do Direito Internacional Humanitário – DIH.






























