Seminário Pensamento Analítico: a chave para o futuro digital na PGJM

Aberto nesta tarde (08/04), no Auditório Adriana Lorandi da Procuradoria-Geral de Justiça Militar, o Seminário “Pensamento Analítico: A Chave para o Futuro Digital – Impacto da Tecnologia no Ministério Público”. A atividade, que acontece em formato híbrido, presencial e com transmissão pelo Youtube, até o dia 10 de abril, tem como objetivos promover a cultura de dados e mostrar sua importância estratégica em Organizações Públicas, bem como discutir tendências e cenários futuros de inovação e organizações exponenciais.

Compuseram a mesa de abertura do Seminário: o procurador-geral de Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli; o secretário de Relações Institucionais e secretário de Promoção dos Direitos das Vítimas, o subprocurador-geral de Justiça Militar Marcelo Weitzel; o presidente da Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM), o promotor de Justiça Militar Nelson Lacava Filho; e, o secretário de Prospecção e Inovação Tecnológica (SPRINT), o promotor de Justiça Militar Luiz Felipe Carvalho Silva, coordenador do Seminário.

O procurador-geral de Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli, abriu sua fala com um questionamento à plateia: “90% dos dados do mundo foram gerados nos últimos três anos. Essa afirmação é verdadeira ou falsa?” A partir desse dado, com o qual a maioria dos participantes do evento anuiu, Clauro Bortolli dimensionou a relevância do Seminário. “Estamos vivendo momento único de explosão informacional, onde a capacidade de análise e interpretação dos dados é fundamental não apenas para acompanhar as mudanças, mas para estar à frente delas”, comentou.

O procurador-geral relacionou iniciativas do Ministério Público de fomento a tecnologias, ferramentas, inteligência artificial, como a Estratégia Nacional do MP Digital, a Plataforma Digital e o Catálogo de Soluções Digitais, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Especificamente no MPM, comunicou a criação da Secretária de Prospecção e Inovação Tecnológica (SPRINT), sob a coordenação do promotor Luiz Felipe, que entre outros, tem por objetivo “modernizar os processos administrativos institucionais, otimizando recursos, promovendo maior integração organizacional, com foco no alinhamento estratégico, na efetividade, na economicidade e na melhoria contínua”.

Na sequência do evento, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Leonardo Reisman, proferiu a palestra “A Era da Informação: criando um novo mindset”, que teve a moderação do coordenador do Seminário, o promotor Luiz Felipe Carvalho Silva.

Leonardo Reisman fez uma contextualização do momento atual do mundo digital, apresentando oportunidades e riscos. De acordo com ele, a sociedade passou de um modelo de capitalismo industrial, financeiro, para o atual capitalismo de dados. “As mais poderosas e maiores empresas do mundo são de tecnologia, vendem dados, e cabe aos estados, aos governos, regular as plataformas que detêm essas informações”. Contudo, como reforçou, esse é um fenômeno em contínua transformação, que a administração pública ainda não domina, e as ferramentas para moderação e regulação estão em construção.

Nesse sentido, para o moderador da palestra, o promotor Luiz Felipe, o Ministério Público, na tutela dos interesses dos cidadãos, deveria ter papel mais ativo na proteção de dados pessoais e da privacidade, em atuação conjunta com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Ainda durante a palestra, foram tratadas as possibilidades de aproveitamento dessas tecnologias, desses dados, a favor das instituições públicas, em especial do Ministério Público.

No segundo momento da tarde, foi promovida uma mesa de debates com o tema “Inteligência Artificial em pauta: Construindo organizações inteligentes”. Participaram das discussões: o analista de Tecnologia da Informação do MPM Waldo Chaves Stilben; o professor e chefe do Departamento de Tecnologia e Ciências de Dados da Fundação Getúlio Vargas, Eduardo de Rezende Francisco; e, a chefe da Seção de Controle Governamental da Assessoria de Governança da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, a major Samara Lima e Andrade. O moderador foi o promotor de Justiça Militar Rodrigo Santana de Souza e Silva.

Waldo Stilben destacou o olhar das instituições, muito mais crítico e atento, às demandas que surgem, e como a inteligência artificial (IA) pode ser aplicada nas rotinas e processos auxiliando no aumento de eficiência. Já o professor Eduardo de Rezende abordou conceitos, fundamentos, estados da arte e tendências da IA. Como o uso da IA proporciona maior agilidade, eficácia e precisão, contribuindo na tomada de decisões e na redução de custos. Já a major Samara Lima discorreu sobre a governança como base para a inovação nas organizações. Tudo alinhado ao planejamento estratégico e com mecanismos claros e definições de políticas e diretrizes internas. Destacou ainda o dado como o ativo organizacional mais importante da instituição, de maneira que os gestores saibam lidar de forma segura e eficaz com esse bem.

O Seminário “Pensamento Analítico: A Chave para o Futuro Digital – Impacto da Tecnologia no Ministério Público” tem continuidade nos próximos dias 9 e 10 de abril. Veja aqui a Programação completa.


Compartilhe:
facebook whatsapp twitter telegram email imprimir