
O procurador-geral de Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli, recebeu na tarde do dia 5/2 a visita do juiz auxiliar do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) Marcos Vinícius Barroso.
Na reunião, da qual participaram a secretária-geral de Apoio à Investigação, a procuradora de Justiça Militar Ângela Montenegro Taveira; o secretário-geral adjunto da SPAI, perito criminal federal César Medeiros Cupertino; e a chefe de Gabinete da PGJM, promotora de Justiça Militar Andréa Helena Blumm Ferreira, foram tratadas questões relacionadas à coordenação conjunta da SPAI e do CSJT na Ação 008/2025, da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLa), que visa “Identificar os atuais desafios à investigação patrimonial e à recuperação de ativos: diagnóstico, metodologias e tecnologias”. Os trabalhos se estendem até o final do dia de hoje (6/2), no MPM e no Ministério da Justiça, sede da ENCCLA.

Marcos Vinícius Barroso é juiz do Trabalho da 3ª Região e representa o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o CSJT junto à ENCCLa.
ENCCLA – A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) é a principal rede de articulação de órgãos e entidades públicas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário – das esferas federal, estadual e, em alguns casos, municipal; além de Ministérios Públicos para a formulação de políticas públicas e soluções voltadas ao combate aos crimes de combate à corrupção e lavagem de dinheiro.
O trabalho é concretizado nas chamadas Ações, que são elaboradas e pactuadas anualmente pelos membros da ENCCLA. Para cada uma delas, cria-se um grupo de trabalho composto por vários órgãos e instituições, que se reunirão durante o ano para desenvolver um ou mais produtos definidos como resultado para a Ação.
A ENCCLA tem como objetivo construir um ambiente organizado para facilitar a articulação dos diversos órgãos públicos e entidades envolvidos com a temática. Atualmente, é composta por cerca de 90 membros.






























