Coordenador da ONU na temática da exploração e do abuso sexual visita o MPM

A Procuradoria-Geral de Justiça Militar recebeu nesta manhã (26/8) a visita do coordenador especial para melhorar a resposta da Organização das Nações Unidas à exploração e abuso sexual (Special Coordinator on Improving the UN Response to Sexual Exploitation and Abuse), Christian Saunders. Recebido pelo procurador-geral de Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli, ele gravou material sobre a atuação das Organizações Unidas no combate e na prevenção ao abuso e a exploração sexual. A atividade integra as ações da Secretaria de Direitos Humanos, Direito Humanitário e Relações Internacionais do MPM em celebração aos 75 anos das Convenções de Genebra.

Ao agradecer pela disponibilidade do entrevistado em gravar o vídeo, o procurador-geral Clauro Bortolli ressaltou que os eventuais obstáculos provocados pela língua foram facilmente superados pela temática: “todos assentimentos num mesmo sentido, o repúdio à exploração e ao assédio sexual, que é uma questão universal”.

Dá mesma forma, Cristian Saunders manifestou sua gratidão pela oportunidade de interagir com parceiros e poder advogar em favor dessa causa tão importante, algo que tem feito por todo o mundo. De acordo com ele, é imprescindível um trabalho de conscientização das Forças Armadas acerca do tema. “As Forças Armadas têm que admitir a existência do problema, enfrentá-lo e desenvolver mecanismos de prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual, bem como acolhimento às pessoas vulneráveis”, declarou.

O representante da ONU relatou que visitou a Operação Acolhida, em Roraima, iniciativa do Governo Federal brasileiro para recebimento do fluxo migratório venezuelano na fronteira entre os dois países, com atuação de grande efetivo militar, bem como estará no Rio Grande do Sul, onde acompanhará o trabalho desenvolvido pelas Forças Armadas no enfrentamento aos danos provocados pelas chuvas e alagamentos que atingiram 2,3 milhões de pessoas neste ano.

Cristian Saunders louvou ainda os contributos da atual defensora dos Direitos das Vítimas da ONU, Najla Nassif Palma, que, com a experiência adquirida nos anos de atuação no Ministério Público Militar, trouxe um “novo olhar” para a discussão da temática na Organização das Nações Unidas.

O vídeo com a entrevista de Cristian Saunders estará em breve no canal do MPM no Youtube.

Também participaram da recepção: vice-procuradora-geral de Justiça Militar, Maria de Lourdes Souza Gouveia; conselheiro nacional do Ministério Público, Jaime de Cassio Miranda; corregedor-geral, Samuel Pereira; coordenador da Câmara de Coordenação e Revisão e presidente do Conselho Curador do IBDMH, Giovanni Rattacaso; secretário de Promoção dos Direitos das Vítimas, Marcelo Weitzel Rabelo de Souza; subprocurador-geral de Justiça Militar Antônio Pereira Duarte; secretária-adjunta de Promoção dos Direitos das Vítimas, Caroline de Paula Oliveira Piloni; chefe de Gabinete, Andréa Helena Blumm Ferreira; presidente da ANMPM, Nelson Lacava Filho; e o diretor-geral, Antonio Carlos Coutinho.


Compartilhe:
facebook whatsapp twitter telegram email imprimir