
A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União – Enajum promoveu, de 18 a 21 de junho, o Simpósio Internacional sobre o Combate ao Crime Organizado, no histórico Fórum Ruy Barbosa, em Salvador/BA. O objetivo da atividade foi promover a cooperação e o compartilhamento de experiências entre os participantes, por meio de palestras e painéis, possibilitando sanar dúvidas e debater os desafios do combate ao crime organizado.
O evento, destinado a magistrados, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública; policiais federais, civis e militares; e militares das Forças Armadas, aconteceu de forma presencial, na capital baiana. Além do combate ao crime organizado, contemplando seu histórico, legislações e jurisprudências correlatas, também discutiu-se a atuação de organizações criminosas em nível nacional e internacional, além dos desafios do cybercrime nesse contexto.
O procurador-geral de Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli, integrou a Mesa de Abertura do Simpósio Internacional sobre o Combate ao Crime Organizado, composta ainda pelo presidente do Superior Tribunal Militar, Francisco Joseli Parente Camelo; procurador-geral de Justiça do Estado da Bahia, Pedro Maia Souza Marques; presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Cynthia Maria Pina Resende; ministro do Superior Tribunal Militar Péricles Aurélio Lima de Queiroz, coordenador científico da atividade, entre outras autoridades.

Durante o Simpósio, o procurador-geral Clauro Bortolli fez a moderação do painel “Organizações Criminosas, Milícias, Associações e Quadrilhas”, ocorrido no dia 21 de junho, e, na mesma data, o subprocurador-geral de Justiça Militar Carlos Frederico de Oliveira Pereira foi um dos painelistas do tema “A Insurgência Criminal e o Direito Internacional Humanitário”.
Fotos: Enajum






























