
A procuradora de Justiça Militar Najla Nassif Palma participou no dia 30 de novembro do Seminário de Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário promovido pela Junta Interamericana de Defesa. A atividade, realizada em formato híbrido, presencial em Washington/EUA e remotamente, teve por objetivo promover e fortalecer o respeito aos direitos humanos e ao DIH nas Forças Armadas do Hemisfério Ocidental, promovendo diálogos e intercâmbios sobre desafios comuns que contribuam para melhorar a cooperação entre os países.
Em painel durante o Seminário, a procuradora Najla Palma apresentou o tema: “Desafios contemporâneos de compliance no Direito Internacional Humanitário”. Entre outros, foram desenvolvidos os seguintes tópicos no Seminário de Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário: a evolução normativa dos Direitos Humanos e do DIH dos tratados assinados pelos países do hemisfério ocidental; incidência de padrões internacionais de Direitos Humanos em direito operacional em Colômbia; a regulação e uso da força, em conflitos internacionais, situações de distúrbios internos e outras situações de violência interna em que o Força pública; prevenir é melhor do que remediar: a abordagem do Canadá para capacitar e fazer cumprir a lei dos conflitos armados.
JID – a Junta Interamericana de Defesa é uma organização militar internacional composta por representantes civis e militares de 28 países que presta serviços de assessoramento técnico, consultivo e educativo em assuntos militares e de defesa, inerentes ao hemisfério americano, para a Organização dos Estados Americanos OEA e seus Estados Membros. O Seminário está disponível para acesso no canal do Youtube da JID (INTER-AMERICAN DEFENSE BOARD IADB – YouTube).






























