

Realizada na tarde do dia 14 de setembro, solenidade em homenagem ao subprocurador-geral de Justiça Militar Edmar Jorge de Almeida, que irá se aposentar nos próximos dias. Pelos mais de 54 anos prestados ao serviço público, sendo 35 dos quais dedicados ao Ministério Público Militar, Edmar Jorge foi agraciado com o Medalhão do Centenário do MPM e recebeu Placa de Homenagem com os seguintes dizeres:
“O reconhecimento do Ministério
Público Militar (MPM) por sua inestimável dedicação ao serviço
público em mais de 54 anos de atividade profissional, dos quais a
maior parte devotados ao centenário Parquet das Armas, onde
contribuiu substancialmente para a projeção do MPM junto ao
Ministério Público brasileiro e às demais instituições do
sistema de Justiça pátrio. Com essa luminosa e exitosa trajetória
laboral, destacou-se, em especial, nas nobres funções como:
–
Vice-Procurador-Geral de Justiça Militar;
– Integrante do
Conselho Administrativo da Escola Superior do MPU;
Suplente do
Corregedor-Geral do MPM;
– Procurador-Geral de Justiça Militar,
em exercício;
– Coordenador da Câmara de Coordenação e
Revisão do MPM;
e – Presidente da Associação Nacional do
MPM.”
O vice-presidente do Superior Tribunal Militar, Péricles Aurélio Lima de Queiroz, agradeceu pela oportunidade de poder homenagear seu contemporâneo por vários anos no CSMPM. Os ministros do Superior Tribunal Militar, representados pelo vice-presidente, enviaram medalha ao subprocurador-geral Edmar Jorge, em reconhecimento pela brilhante e profícua atuação perante aquela corte na qual dispõe de reputação ilibada. O subprocurador-geral foi convidado a participar das sessões do STM programadas para a próxima semana, quando também será homenageado perante o tribunal onde atuou por mais de 27 anos.

O procurador-geral Antônio Duarte destacou os grandes feitos e os cargos e funções ocupados pelo subprocurador-geral Edmar Jorge, tanto no parquet militar como na ANMPM. “Agradeço por tudo que fez e realizou ao longo de sua proeminente carreira, que o elevaram ao panteão dos grandes vultos do MPM, instituição que distinguiu e engrandeceu, tornando-a maior e mais respeitada. Que todos possamos nos espelhar nessa trajetória luminosa”, declarou.
Também o conselheiro nacional do Ministério Público Jaime de Cassio Miranda fez breve pronunciamento na solenidade, ressaltando os ensinamentos jurídicos e espirituais adquiridos com o membro do MPM que se aposenta: “crescemos quando ouvimos suas palavras e lemos suas manifestações”.
Edmar Jorge agradeceu a homenagem saudando o fato de sua despedida ocorrer na primeira sessão do CSMPM com a presença da subprocuradora-geral Maria de Lourdes Souza Gouvea. “É um alento compartilhar esse momento com a chegada de colega com tantos predicados, a partida fica mais tranquila”. O subprocurador-geral agradeceu ainda a sua esposa, Zilá Rocha de Almeida, presente à solenidade, pelo apoio incondicional recebido em todos esses anos. “Se algo de bom fiz diante de Deus, devo a você”, declarou.
Emocionado e sem palavras para expressar os sentimentos produzidos, Edmar Jorge sintetizou assim a ocasião: “Gratidão pela homenagem que vai além do merecido.”

Prestigiaram ainda a solenidade: o vice-procurador-geral, Clauro Bortolli; o corregedor-geral, Samuel Pereira; o coordenador da CCR, Giovanni Rattacaso; o vice-presidente do CSMPM, Roberto Coutinho; o subprocurador-geral Alexandre Concesi; o subprocurador-geral aposentado José Carlos Couto de Carvalho; a secretaria-geral da SPAI, Ângela Taveira; os chefes de Gabinete, Jorge Farias e Cícero Coimbra; o diretor-geral, Alexander Pires; e, o secretário de Relações Institucionais, Antonio Coutinho.






























