Acordo de Cooperação Técnica formaliza parceria institucional entre MPM e Polícia Federal

Acordo de Cooperação Técnica assinado simbolicamente na tarde desta quarta-feira, 31 de janeiro, na Procuradoria-geral de Justiça Militar formalizou a parceria entre o Ministério Público Militar e a Polícia Federal. No ato, o procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, e o diretor de Inteligência da Polícia Federal, Rodrigo Morais Fernandes, representaram as duas instituições.

Participaram da solenidade o vice-procurador-geral de Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli, a secretária de Pesquisa e Apoio à Investigação (SPAI), Ângela Montenegro Taveira, o diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção, Ricardo Andrade Saadi, o chefe de gabinete para assuntos administrativos, Jorge Augusto Caetano de Farias, o secretário adjunto da SPAI, Cesar Medeiros Cupertino e o diretor-geral do MPM, Alexander Jorge Pires.

Antônio Pereira Duarte destacou a credibilidade e a confiabilidade da Polícia Federal perante os cidadãos e instituições brasileiras e classificou a assinatura do termo como um marco na história de cooperação já construída entre MPM e PF ao longo dos anos, em operações como a “Saúva” e a “Reformados”, além da investigação alusiva ao tráfico internacional de drogas em aeronave militar entre Brasília e Sevilha/Espanha. “As organizações criminosas não têm fronteira e não respeitam instituições”, enfatizou. “Lamentavelmente, as Forças Armadas têm sido alvo do crime organizado e o elevado preparo dos representantes da Polícia Federal para o manejo de informações sutis e investigações complexas é de crucial importância nessas situações”, afirmou.

A secretária da SPAI registrou em seu discurso os notáveis avanços que a unidade tem promovido no apoio à atividade finalística, com sua equipe de pesquisa e as parcerias já consolidadas com as Polícias, Ministérios Públicos e Controladoria-Geral da União, entre outros. “Com a Polícia Federal, já temos uma parceria na prática, que agora é formalizada”. Ela ainda agradeceu o apoio do secretário-adjunto, Cesar Cupertino, perito criminal Federal lotado no MPM. “A SPAI cresceu para suprir a atividade investigativa em razão dos casos relevantes, específicos e complexos. Esperamos poder continuar contando com essa parceria daqui para frente, em outros intercâmbios”.

Para o diretor de Inteligência da Polícia Federal, a parceria entre MPM e PF permitirá realizar um trabalho conjunto, de forma integrada e permanente. “O combate ao crime organizado exige essa integração e, mais que isso, a aproximação das instituições, para que possamos entregar o melhor resultado para a sociedade”, declarou Rodrigo Morais Fernandes.

Ainda na cerimônia, o PGJM, o vice-procurador-geral de Justiça Militar e a secretária da SPAI realizaram a entrega da Panóplia do Ministério Público Militar e do Medalhão do Centenário do MPM aos dois representantes da Polícia Federal. A Panóplia simboliza o reconhecimento ao apoio institucional da PF, enquanto o Medalhão destaca os relevantes serviços prestados pelos dois delegados, inclusive com a assinatura do acordo, que contribuirá para o aprimoramento da atuação do Ministério Público Militar.


Compartilhe:
facebook whatsapp twitter telegram email imprimir