

O promotor de Justiça Militar Diego Sudikum Fagundes Ruas esteve, na quarta-feira (26/7), no Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) representando o Ministério Público Militar na Sessão Solene do Colégio de Procuradores de Justiça que deu posse a 11 novos promotores de Justiça substitutos aprovados no XIII Concurso para ingresso na carreira da Instituição.
A cerimônia ocorreu no auditório do Centro Universitário Uninorte e marcou o início das comemorações alusivas ao aniversário do MPAC, que se estenderão até o mês de dezembro. O evento contou com a presença de integrantes do Ministério Público, autoridades representantes de instituições do Sistema de Justiça, poderes Executivo e Legislativo, além de amigos e familiares dos promotores empossados.
Em seu discurso, o procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, que presidiu a Sessão Solene, parabenizou e deu boas-vindas aos empossados, destacando que a atuação dos novos membros será essencial para a transformação da realidade social do estado do Acre. “Vocês são vencedores porque não desistiram e lutaram por seus sonhos para se tornarem membros do Ministério Público brasileiro. Nosso trabalho exige muita doação e empenho, mas também traz muitas recompensas, sobretudo através do reconhecimento social. Desejo que trabalhem com entusiasmo no cumprimento de suas funções, e é necessário que amem o Acre para construir uma sociedade acreana mais justa e diminuir as desigualdades existentes. Muito obrigado por terem vindo ao MPAC e fazerem parte desta instituição”, declarou.
O procurador-geral também destacou a evolução do MPAC ao longo de suas seis décadas de atuação, expressando gratidão àqueles que contribuíram e aos que ainda trabalham para o aprimoramento da instituição. “Hoje, o MPAC renova o compromisso de continuar trabalhando para a construção de uma sociedade livre, justa e igualitária. Ao longo dessas seis décadas, o MPAC cresceu e vem ganhando cada vez mais respeito, o que só é possível graças ao árduo trabalho de todos os seus integrantes, tanto os do passado quanto os do presente, bem como daqueles que ainda se juntarão a nós”, concluiu.
Os novos promotores participaram do certame que teve início em janeiro de 2022, com a publicação do edital de abertura. Ao todo, 1.015 candidatos se inscreveram para o concurso. A seleção dos aprovados envolveu diversas etapas, tais como prova preambular, provas discursivas, prova oral, prova de tribuna e avaliação de títulos.
Em nome dos empossados, o promotor de Justiça Renan Augusto Gonçalves proferiu discurso ressaltando a trajetória de determinação e empenho dos novos membros durante o certame. Ele enfatizou que o ingresso na carreira do MPAC é uma oportunidade para contribuir com a missão de servir à sociedade. “Chegar até aqui não foi fácil; foi necessário muita disciplina e comprometimento. Muitas vezes, sacrificamos momentos importantes com pessoas queridas em nome desse sonho, pois toda escolha requer renúncias. Contudo, as dificuldades não foram capazes de nos fazer desistir. Todo o caminho percorrido nos trouxe ensinamentos que agora nos ajudam em nossa trajetória como promotores de Justiça. Estamos muito felizes em ingressar neste órgão. Não seremos apenas servidores públicos; seremos agentes geradores das mudanças na realidade social”, afirmou Renan Augusto.

Também compuseram a mesa de honra da solenidade: o governador em exercício, deputado Luiz Gonzaga; o corregedor nacional e conselheiro nacional do Ministério Público, Oswaldo D´Albuquerque Lima Neto; a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari; o deputado Pedro Longo; a defensora pública-geral, Simone Santiago; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB-AC), Rodrigo Aiache; e o presidente do Tribunal de Contas do Acre (TCE-AC), conselheiro Ribamar Trindade. (Com informações da Assessoria de Comunicação do MPAC)






























