
Dando prosseguimento à pauta de Segurança Institucional e Inteligência, integrantes da Procuradoria de Justiça Militar no Rio de Janeiro (PJM/RJ), receberam ontem (23), o subsecretário de Inteligência da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel José Ramos da Silva Júnior. A reunião teve como objetivo, apresentar à inteligência da Polícia Militar, as demandas investigativas do Ministério Público Militar.

Em especial, os membros da PJM/RJ abordaram as ações penais deflagradas que dependem de esforços conjuntos dos órgãos de segurança pública, como por exemplo o caso do fuzil do grupamento dos fuzileiros navais, recuperado no início deste mês.
Por sua vez, coronel Ramos apresentou o funcionamento da Subsecretaria, frisou a grande valia dos estreitamentos dos laços institucionais com o MPM, haja vista o controle externo das atividades desempenhadas pelas Forças Armadas. Reverberou sobre os desafios das operações policiais no Rio de Janeiro, de como o tráfico de drogas tem se utilizado de barricadas para impedir o acesso nas comunidades.
Em seguida, Coronel Ramos, explicou a utilização da câmera nos uniformes da tropa e adentrou sobre a importância da Subsecretaria de Inteligência ter informações acerca dos mandados de prisão expedidos pela Justiça Militar, a fim de que possibilite também o cumprimento por policiais militares em suas atividades.
Ainda foram discutidas questões parlamentares que possam fomentar a valorização da atuação policial frente ao atual cenário da Segurança Pública e o acesso dos membros do MPM aos cursos de inteligência ministrados pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
Participaram da reunião, os procuradores de Justiça Militar Ailton José, coordenador-Administrativo da PJM/RJ, Hevelize Jourdan, Jorge Melgaço, Adriana Santos, os promotores de Justiça Militar Antônio Facuri, Max Repsold, Mario Porto, Fernando Teles, Milord Guimarães e a gestora de Segurança Institucional, Daiane de Figueiredo.






























