

Em visita à sede do Ministério Público Militar (MPM), em Brasília, a embaixadora da Espanha no Brasil, María Del Mar Fernández-Palacios Carmona recebeu das mãos do procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, o Medalhão do Centenário do MPM. A entrega aconteceu nesta quinta-feira (16) e foi precedida de uma audiência que teve a cooperação entre a Espanha e o MPM, sobretudo no âmbito da troca de experiências e conhecimentos, com atividades de cunho acadêmico.
O procurador-geral destacou, durante a cerimônia, a alegria representada pela oportunidade de mais uma vez celebrar uma parceria em prol do enriquecimento institucional. “Temos sempre buscado colocar a nossa instituição ao lado daquelas – mundo afora – que procuram estudar, disseminar o saber, promover a pesquisa e, assim, estabelecer condições para que possamos viver minimamente com a dignidade esperada. É preciso que nós procuremos estabelecer bons intercâmbios, bons relacionamentos e abrir cada vez mais as portas das nossas instituições para receber formadores de opinião e pessoas que têm criado vínculo e estabelecido boas relações no campo diplomático. Ficamos muito gratos com a presença de vossa excelência e da distinta comitiva para receber o reconhecimento dos nossos vínculos e também marcar o início de um intercâmbio que eu antevejo como promissor. Espero que nós possamos avançar mais.”
Antônio Duarte terminou seu discurso homenageando a competência e sensibilidade da embaixadora María Del Mar e de todas as mulheres presentes com versos do poeta espanhol Gustavo Adolfo Bécquer ¿Qué es poesía? Dices mientras clavas en mi pupila tu pupila azul.¡Qué es poesía! ¿Y tú me lo preguntas? Poesía… eres tú.”
A embaixadora agradeceu a homenagem dizendo-se honrada pelo recebimento do Medalhão do Centenário e também satisfeita por ver as grandes possibilidades de colaboração entre a procuradoria-geral de Justiça Militar e o governo espanhol. “Vamos procurar atividades concretas para continuar acrescentando”. María Del Mar destacou a singularidade da amizade entre a Espanha e o Brasil e a semelhança de valores e princípios das culturas dos dois países. “Daí o apreço pela Justiça em todos os seus âmbitos e pela dignidade humana serem princípios muito importantes tanto na cidadania brasileira quanto na espanhola”, afirmou.
Segundo a embaixadora María Del Mar, instituições como o MPM “que defendem esses princípios e valores podem sempre contar conosco, com o apoio da Embaixada e com o apoio da Espanha. Espero que este seja o começo de uma intensa e produtiva cooperação”, completou. Ela também retribuiu o poema do PGJM com os versos do poeta andaluz Antônio Machado: “Caminante no hay camino, se hace camino al andar”. E destacou “nós estamos começando agora uma amizade, espero que dê muito resultado e deixe um caminho ótimo para os que venham depois”.

Também estiveram presentes ao evento o conselheiro da Embaixada da Espanha, Jesus Ramón Rúa Espinheira, o adido de Defesa, capitão de mar e guerra, Ramón Liaño Nuñez, o coronel do Exército brasileiro, Lincoln Duque Barbabela, o presidente da Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM), Edmar Jorge de Almeida, a secretária-geral de Pesquisa e Apoio à Investigação do MPM, promotora de Justiça Militar Ângela Montenegro Taveira, o chefe de gabinete para assuntos administrativos, promotor de Justiça Militar Jorge Augusto Caetano de Farias e o chefe de gabinete para assuntos jurídicos, promotor de Justiça Militar Cícero Robson Coimbra Neves.
Criado para celebrar os 100 anos da Instituição, em 2020, o Medalhão do Centenário do MPM também é destinado a distinguir autoridades e personalidades que tenham prestado notórios serviços ao Ministério Público Militar e contribuído para o aprimoramento a sua atuação.






























