

O promotor de Justiça Militar Vinícius Yscandar de Carvalho, da Procuradoria de Justiça Militar em Boa Vista, esteve no dia 9 de março no Comando Conjunto Operacional Amazônia (Cmdo Op Cj Amz) – Operação Yanomami para conhecer a estrutura e averiguar as ações desenvolvidas para o enfrentamento da crise humanitária enfrentada nessa região do extremo norte do país.
Na oportunidade, o subcomandante da Operação Yanomami, general de Brigada Marcelo Lorenzini Zucco, fez um balanço do trabalho desenvolvido em conjunto entre as Forças Armadas (Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira) e o Governo Federal na região Yanomami. Nesses pouco mais de 30 dias de atuação do Comando, foram transportadas mais de 400 toneladas de insumos para a região Yanomami, entre mantimentos, medicamentos e materiais para atendimento aos indígenas; com mais de 1200 horas de voo, e sem registro de acidentes ou incidentes.

O promotor circulou pelo Cmdo Op Cj Amz e pode acompanhar a atuação de parte do efetivo militar, bem como conhecer os equipamentos utilizados no transporte dos insumos. “É obrigação constitucional do Ministério Público Militar manter-se em constante vigilância e atuar sempre em prol da regularidade, da hierarquia e da disciplina militares”, ponderou Vinícius Yscandar.






























