Representantes do MPM participam de cerimônias na CONAMP

O procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, e o presidente da ANMPM, o subprocurador-geral Edmar Jorge de Almeida, participaram no dia 24 de maio da cerimônia de Aposição da Fotografia do promotor de Justiça Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto na Galeria de Presidentes da CONAMP. Victor Hugo Neto presidiu a Associação no biênio 2018/2020. O subprocurador-geral e assessor da presidência do CNMP, Marcelo Weitzel, e o procurador e conselheiro do CNMP, Jaime de Cassio Miranda, também acompanharam o evento.

Na oportunidade, também ocorreu Sessão de Autógrafos com autores da publicação 50 anos da CONAMP: Uma história de Vitórias. O procurador-geral Antônio Duarte e o subprocurador-geral de Justiça Militar aposentado José Carlos Couto de Carvalho assinam o artigo Ministério Público Militar, ANMPM e a conexão histórica com a CONAMP. No texto, os integrantes do Parquet militar relatam vivências e interações do MPM e da ANMPM com a CONAMP nessas cinco décadas e os inumeráveis esforços conjugados em prol do fortalecimento das atribuições do Ministério Público brasileiro.

Como descrito na sinopse do livro publicado pela Editora Juruá: “50 Anos da CONAMP: Uma História de Vitórias é um ato de afeto e de reconhecimento por esta respeitada e amada instituição, num momento muito especial de sua história, que consagra uma caminhada associativa de muitas lutas, mas, acima de tudo, de muitas vitórias!

Em sua bem-sucedida trajetória, a CONAMP contou constantemente, continua contando e contará sempre com a participação mais do que fundamental da verdadeira força que lhe constitui e impulsiona, composta por associados e associadas da mais alta estima e relevância.

A obra conta, em seu início, com as pertinentes reflexões do Ministro do STF Luiz Fux sobre a atuação do Ministério Público na concretização dos direitos fundamentais, para, em seguida, receber as contribuições especiais de Hugo Nigro Mazzilli, Walter Paulo Sabella, Voltaire de Lima Moraes, César Bechara Nader Mattar Júnior, Noemia Porto, Luiz Antonio Colussi, Antônio Pereira Duarte e José Carlos Couto de Carvalho na reconstrução da história da CONAMP e do Ministério Público brasileiro.

Com Marfan Martins Vieira, Sebastião Vieira Caixeta, André Farah, Fernanda Morgan e Valter Shuenquener de Araújo, o foco foi direcionado para as atuações da CONAMP e do Conselho Nacional do Ministério Público, com contribuições muito enriquecedoras.

Os textos são finalizados com o excelente artigo do atual presidente da CONAMP, Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares, que, no decorrer dos seus 50 anos de história, identificou uma entidade lapidada pelas lutas de tempos desafiadores.

De tudo, mais do que o passado e presente, as histórias e as reflexões apresentadas neste livro conectam a sua leitura com uma profunda e inquietante reflexão sobre os caminhos que se descortinam para a CONAMP e para o Ministério Público brasileiro, em que uma lição simples permanece fundamental, a da UNIDADE!”

Para saber mais acesse o site da Editora Juruá.


Compartilhe:
facebook whatsapp twitter telegram email imprimir