Cerimônia na PGJM marca aposentadoria do procurador de Justiça Militar Ronaldo Petis Fernandes

Em solenidade realizada nesta manhã (10/2), na Procuradoria-Geral de Justiça Militar, em Brasília/DF, o procurador de Justiça Militar Ronaldo Petis Fernandes, que se aposentará ainda neste mês de fevereiro/2026, foi homenageado em solenidade que celebrou os quase 50 anos de serviços prestados ao Ministério Público Militar.

O ato reuniu membros, servidores e representantes da Associação de classe, em ambiente de agradecimento e celebração pela contribuição institucional do homenageado.

Natural do Rio de Janeiro, Ronaldo Petis ingressou no MPM em 1976, na Procuradoria de Justiça Militar no Rio de Janeiro/RJ, tendo atuado em Auditorias da Marinha, do Exército e da Aeronáutica ao longo da carreira, e exercido atribuições de gestão, concurso, conselho editorial e comitês estratégicos no MPM. Ao agradecer a homenagem, registrou: “Fico muito emocionado e orgulhoso por ter pertencido a esta instituição ao longo de quase 50 anos.”

O presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (ANMPM), Nelson Lacava Filho, destacou a firmeza e o espírito associativo do colega, lembrando sua presença constante na vida da entidade. “O colega Petis sempre foi aguerrido e atuante, e temos muito orgulho de tê-lo na nossa classe”, afirmou.

O procurador-geral de Justiça Militar, Cláudio Roberto de Bortolli, ressaltou o sentido de continuidade institucional, o convívio de gerações e o legado construído diariamente pelo trabalho de cada membro. Na homenagem, afirmou: “Os tijolos colocados por cada membro são fundamentais para o crescimento e fortalecimento da instituição — e o doutor Petis deixa uma marca profunda nessa obra coletiva”, assegurou.

Durante a solenidade, o procurador-geral Clauro Bortolli entregou ao procurador Ronaldo Petis uma placa de agradecimento e reconhecimento institucional com os seguintes dizeres:

O Ministério Público Militar, no momento de sua aposentadoria, homenageia Vossa Excelência por sua dedicação ao serviço público e à Instituição.
Externamos o agradecimento institucional, certos de que sua trajetória profissional enalteceu e fortaleceu a atuação do centenário Parquet das Armas e do Ministério Público brasileiro.
Brasília, fevereiro de 2026

Em nome da ANMPM, o subprocurador-geral de Justiça Militar aposentado, Mário Sérgio Marques Soares, também homenageou o procurador Ronaldo Petis com uma placa que declarava:

A ANMPM presta esta homenagem ao Procurador de Justiça Militar Ronaldo Petis Fernandes, em reconhecimento à sua distinta carreira e inestimável dedicação ao Ministério Público Militar. Seu legado de ética e integridade à nossa classe inspira rodos os associados.

A homenagem ao procurador de Justiça Militara Ronaldo Petis foi realizada logo após a inauguração da placa comemorativa pela contribuição de membros efetivados pelo ADCT/88, dos quais o homenageado faz parte, e contou com as seguintes presenças: conselheiro nacional do MP, o procurador de Justiça Militar Jaime de Cassio Miranda; o corregedor do MPM, subprocurador-geral de Justiça Militar Giovanni Rattacaso; o secretário de Proteção aos Direitos das Vítimas, subprocurador-geral de Justiça Militar Marcelo Weitzel; a subprocuradora-geral de Justiça Militar Arilma Cunha da Silva; os subprocuradores-gerais de Justiça Militar Samuel Pereira, Luciano Gorrilhas e Osmar Machado Fernandes; os subprocuradores-gerais de Justiça Militar aposentados Mário Sérgio Marques Soares e José Garcia de Freitas Júnior; a procuradora de Justiça Militar Hevelize Jourdan Covas Pereira; a chefe de gabinete da PGJM, promotora de Justiça Militar Andrea Helena Blumm Ferreira; a promotora de Justiça Militar Caroline de Paula Oliveira Piloni; o diretor-geral do MPM, Antonio Carlos Alves Coutinho, além de servidores da PGJM.


Compartilhe:
facebook whatsapp twitter telegram email imprimir