Aposentadoria da subprocuradora-geral de Justiça Militar Maria Ester Henriques Tavares

A Portaria nº 3/PGJM, de 14 de janeiro de 2026, que concede aposentadoria voluntária à subprocuradora-geral de Justiça Militar Maria Ester Henriques Tavares, foi publicada hoje (23/1) no Diário Oficial da União.

Trajetória – Maria Ester Henriques Tavares é natural de Lisboa, Portugal. Chegou ao Brasil, ao Rio de Janeiro, ainda criança. Foi aprovada no 6º Concurso Público para Promotor de Justiça Militar e nomeada em 30 de setembro de 1992 para o cargo de procuradora militar de 2ª categoria. Cargo que passou a ser denominado promotora de justiça militar, conforme a lei complementar nº 75/93. Em 29 de setembro de 1996, foi promovida por merecimento ao cargo de procuradora da Justiça Militar.

Em 6 de abril de 2004, assumiu o cargo de procuradora-geral de Justiça Militar, por dois anos, para o qual foi novamente reconduzida por mais dois anos. Em 2009, passou a integrar o Conselho Nacional do Ministério Público, para mandato de dois anos, sendo reconduzida em 2011.

Em 1º de setembro de 2021, foi promovida, também por merecimento, ao cargo de subprocuradora-geral de Justiça Militar. No âmbito da Procuradoria-Geral de Justiça Militar, além de sua atuação perante o Superior Tribunal Militar, exerceu também a função de coordenadora da Câmara de Coordenação e Revisão do MPM.


Compartilhe:
facebook whatsapp twitter telegram email imprimir