PJM Fortaleza/CE realiza palestras na Escola de Aprendizes Marinheiros e na Base Aérea de Fortaleza

Alunos da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará (EAMCE) assistiram palestras proferidas pela procuradora de Justiça Militar Sandra Mara Regis e pelo promotor de Justiça Militar Fernando Teófilo Campos sobre o tema “O MPM e o Crime Militar”, no dia 03 de dezembro.

A palestra teve como propósito principal apresentar aos jovens militares o papel institucional do Ministério Público Militar; bem como esclarecer os crimes militares mais recorrentes e os canais disponíveis para denúncias. Durante a exposição, foi dado especial destaque aos crimes sexuais militares e à importância da preservação da higidez moral e ética das Forças Armadas, pilares indispensáveis para a manutenção da disciplina, da hierarquia e da confiança social na Instituição.

A difusão do conhecimento tem objetivo de influenciar diretamente na formação consciente dos aprendizes, fortalecendo a compreensão das responsabilidades inerentes à carreira militar. O diálogo direto entre o Ministério Público Militar e a tropa também aproxima as instituições e permite esclarecer dúvidas essenciais.

BAFZ – Já em 10 de dezembro, os integrantes da Aeronáutica presentes à Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) assistiram à palestra sobre “Crimes Militares e suas Consequências”, ministrada pelo promotor de Justiça Militar Fernando Teófilo Campos, da Procuradoria de Justiça Militar no estado.

A difusão de conhecimento jurídico-militar e a prevenção de condutas ilícitas, reforçando a segurança jurídica dos militares no exercício de suas funções foi o objetivo da palestra.

Para os representantes do MPM, o esclarecimento das implicações legais e funcionais de cada conduta reforça a atuação profissional dos futuros militares e contribui para a construção de um ambiente castrense íntegro, seguro e comprometido com os valores que norteiam as forças militares no Brasil. Além de promover a cultura institucional de responsabilidade e de respeito às normas no desempenho da atividade, essa aproximação contribui para preservar a integridade da própria Força.


Compartilhe:
facebook whatsapp twitter telegram email imprimir