
Teve início nesta tarde (25/06), na Procuradoria-Geral de Justiça Militar (PGJM), o Encontro dos Secretários Administrativos do Ministério Público Militar – edição 2025. O evento reúne os secretários e secretárias de 18 Procuradorias de Justiça Militar (PJM) e Ofícios de Representação (OR), em Brasília-DF, para uma imersão em temas voltados para a atividade-meio, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre rotinas, procedimentos e assuntos administrativos.
A abertura foi feita pelo procurador-geral de Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli, que deu as boas vindas aos participantes e antecipou temas de destaque a serem discutidos no evento, que se estende até dia 27, conforme a Programação.

O PGJM desejou uma estada profícua, com três dias de atividades para ajustar condutas e procedimentos a fim de unificá-los “para que a gente saia falando a mesma linguagem”. O procurador-geral explicou que desde 2024 estão sendo identificados os temas administrativos que necessitam de maior atenção nessa gestão, o que levou à decisão sobre a realização da reunião presencial. “Entendemos que era mais necessário, institucionalmente, fazer um encontro dos secretários, por uma série de situações administrativas que repercutem diretamente em vocês – nas regionais – sendo mais proveitoso até do que realizar um Colégio de Procuradores”.
Bortolli sugeriu ajustes de procedimentos e eliminação de arestas como foco dos trabalhos, para que, ao final do encontro, o MPM esteja ainda mais forte e unido. “Nós nos propusemos a um diálogo franco e propositivo. Quem tiver críticas tem que fazê-las, pois muitas vezes temos a percepção do todo, mas alguma particularidade nos escapa; embora eu tenha conversado bastante sobre a parte administrativa com os colegas de 1º grau. Mas, eventualmente, temos ajustes a fazer”.

Em sua manifestação, o diretor-geral, Antonio Carlos Alves Coutinho, salientou a importância da convivência entre todos os participantes do encontro como fator propício para a união entre os representantes de todas as unidades, fortalecendo o sentido de pertencimento ao MPM. “O nosso segundo objetivo é a oportunidade de fazermos um alinhamento de rotinas, procedimentos e processos para que a administração possa fluir da melhor maneira possível, considerando as particularidades e singularidades regionais, bem como características momentâneas que determinada unidade esteja atravessando – desde problemas de instalação até de ambiente funcional”, acrescentou.

A coordenadora de Capacitação e Desenvolvimento do MPM, Flávia de Paula Oliveira também falou aos colegas na abertura do evento, aproveitando para anunciar a realização, em novembro, de uma capacitação voltada especificamente para o tema da gestão de pessoas, ambiente funcional e saúde mental – com uma nova viagem dos secretários à Brasília, para atividade presencial.



Na programação do encontro em curso esta semana, estão previstos temas como Avaliação de Desempenho, Teletrabalho, Suporte Técnico e Segurança Cibernética, Exames Periódicos de Saúde, Diárias e passagens, Contrainteligência, Manutenção predial e reformas, Publicações institucionais e mídias sociais, Plano Estratégico do MPM, Desenvolvimento de Competências, Governança das Contratações e Plano de Contratações Anual, Execução Orçamentária e Estudo Técnico Preliminar, Fiscalização de contratos, Apuração de Responsabilidade, Apresentação do SAJ, Gestão de documentos, Planejamento de eventos institucionais, Reforma tributária e orientações sobre pagamento.






























