PJM Brasília participa do 1° Diálogo pela Integridade da ESD

A procuradora de Justiça Militar Cláudia Márcia Ramalho Moreira Luz e a promotora de Justiça Militar Caroline de Paula Oliveira Piloni proferiram palestras durante o 1° Diálogo pela Integridade, promovido pela Escola Superior de Defesa (ESD) no dia 13 de março.

A atividade teve por objetivo abordar a prevenção e o enfrentamento ao assédio e à discriminação. O evento reuniu toda a equipe da ESD, incluindo os funcionários terceirizados, para debater a importância da integridade institucional e a promoção de um ambiente profissional respeitoso e seguro.

A procuradora Cláudia Luz abordou o tema “A complexidade das relações humanas: assédio moral, crimes de importunação e assédio sexual”, destacando os desafios enfrentados pelas instituições na identificação, prevenção e combate a essas práticas.

Na sequência, a promotora Caroline Piloni apresentou a palestra “Crimes militares contra a dignidade sexual: prevenir, punir e erradicar”, quando foram discutidas as implicações legais desses crimes e os mecanismos de prevenção e punição dentro das Forças Armadas.

Em pronunciamento feito na abertura da atividade, a comandante e reitora da ESD, major-brigadeiro médica Carla Lyrio Martins ressaltou a relevância do tema e o compromisso da Escola com a ética, a transparência e o respeito no ambiente institucional. “Prevenir e enfrentar o assédio e a discriminação é uma tarefa coletiva. Homens e mulheres devem caminhar lado a lado para fortalecer um espaço íntegro e respeitoso, em que todos possam exercer suas funções com segurança e tranquilidade”, destacou.

Ao final das apresentações, as palestrantes do MPM responderam perguntas enviadas pelos participantes, e esclareceram medidas institucionais e jurídicas de enfrentamento ao assédio e à discriminação. (Com informações da Assessoria de Comunicação da ESD)

Foto: SD Neiva


Compartilhe:
facebook whatsapp twitter telegram email imprimir