
De 28 a 30 de novembro, o Ministério Público Militar (MPM) participou do Projeto Viva Alcântara, no Maranhão, promovendo cidadania e inclusão social para as comunidades quilombolas e os moradores do entorno do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).
Durante o evento, ocorrido na Praça da Matriz do município, a Procuradoria de Justiça Militar em São Luís/MA, com o apoio da Junta de Serviço Militar e outras instituições, realizou atendimentos entre os quais: 3 emissões de Certificado de Alistamento Militar (CAM); 2 emissões de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI): 6 emissões de Certificado de Reservista: atualização de dados no sistema SERMILMOB, além de fornecer orientações e esclarecimentos sobre o alistamento militar, com destaque ao alistamento feminino, tendo em vista a crescente participação das mulheres nas Forças Armadas e os passos necessários para a inclusão no serviço militar, reforçando a importância da igualdade de oportunidades na carreira militar.

Na oportunidade, a PJM São Luís esclareceu ainda sobre a atuação do MPM no controle externo da atividade policial, apresentando seus canais de interlocução com a sociedade, bem como apresentando cartilhas e manuais do MPM sobre as temáticas afins ao evento Viva Alcântara.
Ao levar seus serviços e orientações diretamente ao público, o MPM contribui para o desenvolvimento sustentável da região e a construção de um ambiente de justiça e igualdade, reafirmando sua função como defensor dos direitos fundamentais da população.
Projeto Viva Alcântara – A atividade reuniu mais de 20 órgãos e instituições públicas promovendo ações e serviços de saúde, cidadania, qualificação e assistência social para moradores de Alcântara, no Maranhão. O projeto, capitaneado pela Justiça Federal, teve por objetivo impulsionar o desenvolvimento sustentável da região, garantir justiça social e proteger os direitos das comunidades quilombolas e da população local.






























