

O Ministério Público Militar promoveu no dia 14 de novembro, na Procuradoria-Geral de Justiça Militar, solenidade de outorga da Comenda da Ordem do Mérito Ministério Público Militar. Os agraciados não puderam comparecer à cerimônia principal, realizada em 22 de novembro último.
Na ocasião, foram condecorados com as medalhas, no grau Grande Oficial, o subprocurador-Geral da República e procurador Federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Carvalho de Vilhena Coelho, e o secretário de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal, Julio Danilo Souza Ferreira.
Em seu pronunciamento, o chanceler da Ordem do Mérito Ministério Público Militar e procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, agradeceu aos agraciados pelos relevantes serviços prestados para que a Instituição pudesse desenvolver suas atribuições como previsto na Constituição Federal e como esperado pela sociedade.
Na sequência, os homenageados manifestaram a satisfação em receber do centenário Ministério Público Militar tal honraria, em reconhecimento pelo trabalho realizado. O procurador federal dos Direitos do Cidadão Carlos Alberto Vilhena declarou que se sentiu lisonjeado ao “ser apontado como alguém que prestou bons serviços no desempenho de suas atribuições”. Descreveu que sua trajetória na defesa dos direitos humanos, à frente da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) do Ministério Público brasileiro, trouxe uma inovação importante que permitiu a colaboração entre PFDC e o MPM, e que “Pela primeira vez na história da PFDC, membros do MPM colaboram com sua expertise acadêmica e profissional nos grupos de trabalho da PFDC. Isso só reforça a ideia de que direitos humanos ocupam lugar de destaque na pauta de atuação do Ministério Público brasileiro, tanto na esfera civil quanto na militar.”

Prestigiaram a solenidade: o capitão de mar e guerra reformado Claudio Capparelli, sogro do subprocurador-geral da República Carlos Alberto Vilhena; o vice-procurador-geral de Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli; o corregedor-geral do MPM, Samuel Pereira; o presidente da Associação Nacional do Ministério Público Militar, Edmar Jorge de Almeida, e o chefe de Gabinete para Assuntos Jurídicos, Cícero Robson Coimbra Neves.






























