

Em solenidade realizada no início desta tarde (21), na Procuradoria-Geral de Justiça Militar, o procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, condecorou o procurador-geral da República, Paulo Gustavo Gonet Branco, com a Ordem do Mérito Ministério Público Militar no grau Grã-Cruz.

Em sua manifestação, o procurador-geral Antônio Duarte declarou que a homenagem “decorre do apreço e da admiração de todo Ministério Público Militar pela trajetória de Paulo Gonet, pelo conjunto da obra realizada e por tudo que fez pelo Ministério Público e pelo país ate aqui. Bem-vindo à Ordem do Mérito MPM, conte conosco no estabelecimento de novos caminhos para nosso MPU e todo o MP brasileiro”.

Sensibilizado, Paulo Gonet afirmou que “vejo nessa homenagem um incentivo para continuar caminhando rumo à meta, termos um Ministério Público unido com base nos valores constitucionais e nos valores republicamos.“ O novo procurador-geral da República comentou que a fraternidade e a dignidade que vislumbra na atuação do Ministério Público Militar seja modelo para todo o Ministério Público. “Tenho antiga admiração por todos do MPM, onde a atuação é eficiente, respeitosa com os outros poderes, equilibrada, não se busca a valorização pessoal, o bem é a pátria. Nesse sentido, comunga com a própria instituição militar, que também tem os olhos voltados para a pátria, para os valores da pátria, para a preservação do nosso país. Não é comum encontrarmos parcerias tão felizes como essa do MPM com a Justiça Militar da União”.
Ainda durante a solenidade, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, recebeu o Medalhão do Centenário, cunhado pelo MPM em 2020 para celebrar seus 100 anos de existência e com a finalidade de distinguir autoridades e personalidades que tenham prestado notórios serviços à instituição e contribuído para o aprimoramento de sua atuação.

Prestigiaram a cerimônia o presidente do Superior Tribunal Militar, tenente brigadeiro-do-ar Francisco Joseli Parente Camelo; o vice-procurador-geral de Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli; a secretária-geral de Pesquisa e Apoio à Investigação, procuradora de Justiça Militar Ângela Montenegro Taveira; o chefe de Gabinete para Assuntos Jurídicos, promotor de Justiça Militar Cícero Robson Coimbra Neves; o diretor-geral do MPM, Alexander Jorge Pires; e, o secretário de Relações Institucionais do MPM, Antonio Carlos Alves Coutinho.

OMMPM – A admissão de Paulo Gonet aos quadros da OMMPM foi admitida, por unanimidade, pela Câmara Deliberativa do Conselho da Ordem. A Ordem do Mérito Ministério Público Militar foi instituída pela resolução 29, de março de 1999, do Conselho Superior. Ela é destinada a agraciar personalidades e organizações, civis e militares, que tenham prestado notórios serviços à instituição.






























