

Publicadas, no Diário Oficial da União de hoje (23), as Portarias PGR/MPU nº 169 e nº 170, com as promoções a procurador de Justiça Militar de Antonio Carlos Gomes Facuri e Alexandre Reis de Carvalho, respectivamente.
Antônio Carlos Gomes Facuri, promovido por antiguidade, ocupará vaga de procurador de Justiça Militar na Procuradoria de Justiça Militar em Natal – RN, criada pela Lei nº 14.591, de 25 de maio de 2023. O novo procurador ingressou no Ministério Público Militar em outubro de 1999, após aprovação no 9º Concurso Público para Promotor de Justiça Militar, realizado entre 1998 e 1999. Atualmente, ocupa o cargo de secretário de Direitos Humanos, Direito Humanitário e Relações Institucionais do MPM. Entre 2021 e 2023, foi o coordenador do Conselho Editorial do MPM. Até a promoção atuava na Procuradoria de Justiça Militar no Rio de Janeiro – RJ.
Em sua formação acadêmica, Antonio Facuri é mestre (giurisprudenzia) pela Università degli Studi di Roma Tor Vergata Dipartimento di Giurisprudenza: Roma, Lazio, Itália; especialista em Direito pela Universidade de Brasília (UnB); especialista em Política Estratégica pela Escola Superior de Guerra do Rio de Janeiro; fez extensão em Direito na Universidade de Coimbra: Coimbra, Portugal, entre outros.
Já Alexandre Reis de Carvalho foi promovido por merecimento e também ocupará vaga aberta pela Lei nº 14.591, de 25 de maio de 2023, na Procuradoria de Justiça Militar de Porto Velho – RO. Alexandre Reis tomou posse no Ministério Público Militar em novembro de 2005, aprovado no 10º Concurso para Promotor de Justiça Militar, de 2004 e 2005, ocupou o cargo de chefe de gabinete do Procurador-Geral de Justiça Militar e é o atual coordenador de Ensino do MPM na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), além de membro auxiliar da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A lotação atual é na Procuradoria de Justiça Militar em Curitiba – PR.
Em sua formação acadêmica, Alexandre Reis é doutorando em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino Desenvolvimento e Pesquisa (IDP); mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília (PUC-DF); Especialista em Direitos Humanos e Trabalho pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU); pós-graduado em Ciências Aeronáuticas Militares, com ênfase em liderança na administração pública (Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais) pela Universidade da Força Aérea: Rio de Janeiro, entre outros.






























