

Equipe do Ministério Público Militar, liderada pelo chefe de Gabinete para Assuntos Jurídicos, o promotor Cícero Robson Coimbra Neves, esteve reunida na tarde do dia 13 de julho com o chefe de Gabinete do Comando da Aeronáutica, major brigadeiro do ar Ary Mesquita, para apresentar o Projeto e-IPM.
Na oportunidade, o promotor Cícero Coimbra detalhou a iniciativa do MPM, que tem por objetivo modernizar e otimizar os procedimentos de polícia judiciária militar, especialmente o Inquérito Policial Militar, por meio de um sistema eletrônico unificado.
O projeto está alinhado a recomendações do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do Tribunal de Contas da União, e substituirá o método manual tradicional de documentação, armazenamento e acesso às informações relacionadas aos procedimentos, oferecendo uma abordagem mais eficiente, segura e colaborativa.
A implementação do sistema eletrônico para a realização dos feitos de polícia judiciária otimizará a coleta, armazenamento e acesso aos dados pertinentes por meio da facilidade de acesso e compartilhamento de informações entre os envolvidos no processo. Além de melhorar a eficiência operacional, reduzindo o tempo gasto no processo de investigação e agilizando a tomada de decisões, com garantia de segurança e preservação dos dados desses procedimentos, por meio de recursos avançados de segurança cibernética e controle de acesso.
A melhoria na qualidade das investigações e tomada de decisões mais embasadas, com o aumento da transparência e da responsabilização dos envolvidos, através de um acompanhamento efetivo das investigações em tempo real, com oferecimento da denúncia ou arquivamento de uma forma mais efetiva, facilitará a elaboração de dados estatísticos e mapeamento estratégicos e fortalecerá a Polícia Judiciária Militar e a ação de Comando.
Integravam a equipe do MPM na visita: secretário de Relações Institucionais Antônio Coutinho; assessor executivo da PGJM Luiz Negreiros; e, assessora jurídica do Conselho Superior do MPM, Karolyne Leite. Pelo Comando da Aeronáutica, participaram também da reunião integrantes da Assessoria Jurídica da Aeronáutica, tenentes Thamires, Renan e Jacqueline.
Na sequência do projeto, estão sendo analisados requisitos e definidos os objetivos específicos para seleção e aquisição de tecnologias e recursos adequados ao desenvolvimento do aplicativo e-IPM.






























